Simon vs. a agenda Homo Sapiens, de Becky Albertalli + SORTEIO | Orgulho LGBT

14:00:00


"Você derrubou seu próprio muro. E talvez o meu também."

Simon Spier é um adolescente gay de dezesseis anos que, apesar de já ter noção da sua sexualidade há bastante tempo, não se sente confiante para expor isso para a família e os amigos. Sempre deixando para depois a necessidade de "sair do armário", o jovem é pego de surpresa quando Martin, um garoto do seu colégio, descobre uma parte muito importante do seu grande segredo: Blue. 

Blue surgiu quando Simon estava conferindo o Tumblr e encontrou uma postagem sobre homossexualidade. A partir disso, os dois começaram a trocar e-mails utilizando nomes falsos (Blue e Jacques), construindo uma diferente e maravilhosa relação. Após Simon usar o computador do colégio e esquecer de sair da sua conta de e-mail, Martin faz uma captura de tela de suas conversas com o garoto misterioso e propõe um "acordo": ou ele o ajuda a conquistar Abby, uma de suas melhores amigas, ou todos irão saber do seu segredo. Como lidar com essa situação?


Simon é gay e tem consciência disso há bastante tempo, mas só depois que começa a conversar com Blue surge a dúvida sobre a hora certa na qual esse segredo deve ser revelado. Enquanto troca e-mails sobre diferentes assuntos com um garoto que nunca viu na vida, o jovem percebe o quanto os dois tem em comum e começa a se sentir de um jeito completamente novo, aguardando cada mensagem com ansiedade e compartilhando com esse desconhecido coisas que jamais havia contado para outras pessoas, enxergando nessas conversas os melhores momentos de seus dias. 

Assumir a sua orientação sexual é uma tarefa bem complicada para a maior parte da comunidade LGBT, principalmente durante a adolescência, devido ao medo do que os outros irão pensar e de como aqueles que são mais próximos irão reagir. Esse receio é bastante retratado na trama, já que Nick e Leah, amigos de Simon desde que eram crianças, são as últimas pessoas para as quais ele pretende falar que é homossexual (além da sua família), afinal, ele acredita que isso pode afetar a amizade dos três de alguma forma.

Para deixar a situação do Simon ainda mais complicada, Martin, seu colega de turma, acaba descobrindo suas conversas com um garoto misterioso e resolve utilizar isso para fazer com que ele o ajude a conquistar Abby, uma de suas amigas. Sem conseguir enxergar outra saída, Simon aceita esse "acordo"mas não faz o menor esforço para ajudar o garoto, já que seu melhor amigo também é apaixonado pela jovem. O Martin é um grande babaca. Por mais que esteja fazendo uma chantagem ridícula, ele insiste em afirmar que é apenas uma troca de favores, além de agir feito um idiota sempre que aparece em alguma cena.


Os capítulos são alternados entre o dia-a-dia do Simon e as conversas entre ele e Blue. Assim como o personagem principal, o leitor vai tentando adivinhar quem é esse adolescente misterioso e vai juntando todas as possíveis pistas que ele vai deixando em cada e-mail. Confesso que lá para a metade do livro, ou um pouco antes, eu tinha um palpite de quem era Blue e acabei acertando, acho que essa informação é um tanto previsível, mas ainda assim é legal acompanhar o relacionamento dos dois e as tentativas do Simon de descobrir por quem vem nutrindo esse novo sentimento. 

No geral eu gostei bastante de Simon vs. a agenda Homo Sapiens. É um livro super leve e a questão dos e-mails torna a leitura ainda mais rápida e fácil. Infelizmente, estava com muitas expectativas e acabei me decepcionando em alguns aspectos. Todo mundo que já havia lido essa obra comentava sobre como o Simon era extremamente divertido e como era impossível não se apaixonar por ele e por todo o enredo. Apesar de ter gostado do protagonista e da trama, não achei os dois tão incríveis assim. Para mim, esse foi um livro bom para passar o tempo, mas não conversou tanto comigo quanto eu esperava.

"Gosto do que não tem fim – digo. – gosto de coisas que não terminam.
Ele me aperta e beija minha cabeça, e ficamos deitados ali."

Minha Estante #98
Título: Simon vs. a agenda Homo Sapiens
Autor (a): Becky Albertalli
Páginas: 272
Editora: Intrínseca
Nota: 4/5
Onde comprar: Amazon | Americanas | Saraiva | Submarino



Como no dia 28 desse mês é celebrado o Dia do Orgulho LGBT, eu decidi sortear um exemplar de Simon vs. a agenda Homo Sapiens, que é um ótimo jovem adulto com temática LGBT.

Confira as regras e participe:
  • A promoção é válida de 03/06 a 28/06;
  • A primeira regra do formulário é obrigatória e as demais são chances extras de ganhar;
  • Na opção de visitar uma fanpage é preciso curtir a página. Caso a fanpage não tenha sido curtida, a opção não valerá. 
  • O resultado sairá no mesmo post;
  • Entrarei em contato com o ganhador através de um e-mail, portanto, deixe o seu e-mail nos comentários.
  • Caso o ganhador não responda o meu e-mail no prazo de 3 dias um novo sorteio será realizado;
  • O envio será feito pela blogueira, no prazo de até 30 dias após o sorteio;
  • O blog não tem responsabilidade por extravio ou perda por conta dos Correios;
  • O ganhador deve ter endereço de entrega no Brasil.
Uma dica: preencha as opções extras, são mais chances para você ganhar!

a Rafflecopter giveaway
BOA SORTE A TODOS!
O resultado do sorteio será divulgado no formulário e também na fanpage do Frases Perdidas.
Beijos e até o próximo post!

♥ Banco de Séries | Facebook | Filmow | Goodreads | Instagram | Skoob | Twitter | YouTube ♥


You Might Also Like

28 comentários

  1. Oi, Gabrielle!
    Quando vi o sorteio, pensei: aaaa preciso participar! Eu amo esse livro, amo mesmo, mas não tenho ele. Seria incrível ganhar e poder reler, boa sorte pra mim, hahaha.
    Super curti a forma como a autora abordou o tema homossexualidade, ela conseguiu incluir um tema muito importante com uma escrita extremamente confortável em um livro. Acho que a melhor palavra, para mim, para descrever o livro é: fofura, hahaha.
    Um super beijo!
    Thami, Blog Historiar.

    ResponderExcluir
  2. Oi Gabi!
    Eita que deslize do Simon, hein?
    E tem sempre um aproveitador para se utilizar de informações privilegiadas.
    É difícil enfrentar , principalmente na adolescência, a opção sexual.
    Fico imaginando tudo que Simon deve ter passado na mão do chantagista.
    E quem será esse garoto misterioso, hein? Curiosa...
    Deve ser um livro bem dramático.
    Muito bom!


    Participo e mais tarde sairá divulgação no blog.
    RUDYNALVA CORREIA SOARES
    rudynalva@yahoo.com.br
    Desejo um mês cheio de prosperidade e um final de semana abençoado!
    “A sabedoria consiste em compreender que o tempo dedicado ao trabalho nunca é perdido.” (Ralph Waldo Emerson)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE JUNHO 3 livros, 3 ganhadores, participem.
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Participando *-*
    Leonora Oliveira
    leonora.judite.oliveira@outlook.com

    ResponderExcluir
  4. Participando <3
    karina.n.rezende@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. Essa resenha só me fez querer mais ler o livro. Histórias assim são tão interessantes e leves que te fazem querer mais. Ansioso para ler essa história! Com certeza tem um enredo lindo e personagens maravilhosos. Ela acabou de lançar outro recentemente, né? "The Upside Of Unrequited", quero muito ler esse também. Amei a resenha e amo o seu canal!

    ResponderExcluir
  6. Participando!
    Email: elly.jfs@gmail.com

    ResponderExcluir
  7. E uma pena que algumas questões do livro te decepcionaram, já que me pareceu que a trama e tão engraçada, e divertida, e a forma como o personagem leva seu dia a dia, aproveitando esses momentos. Fiquei curiosa para saber que e o garoto do e-mail, e mesmo sendo previsível, esse fator e que nos prende a leitura, acompanhar quem está por trás desse sentimento. Tenho altas expectativas em relação a essa leitura, e espero não me decepcionar.
    Participando.
    lannawesley@gmail.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Gabi ;)
    Pela resenha parece ter um livro super legal! Espero ter a chance de ler *-*
    Participando!
    isabelaalebasi@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    Sou louco pra ter esse livro, já li várias resenhas e cada vez me apaixono por ele. Estou participando do sorteio e espero ganhar. :)
    Email: menino.livros@gmail.com

    ResponderExcluir
  10. Participando \o/
    camila.lago@terra.com.br

    ResponderExcluir
  11. Estou participando, gostei do livro pena que ainda não tenho!
    vitor-emanuel1@live.com

    ResponderExcluir
  12. Participando, Gabi.
    E-mail: lcristinarn@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  13. Participando
    dora101966@hotmail.com

    ResponderExcluir
  14. Esse simon muito delicadinho um amorzinho, é uma leitura leve que te faz ler bem rápido, fiquei realmente interessada em obter esta deliciosa história.

    ResponderExcluir
  15. Oi quero participar também!!!
    batistapiero@gmail.com
    Adorei a resenha .
    Quando puder adoraria uma visita sua!
    abraços

    ResponderExcluir
  16. Oi!! Estou participando!!
    adrisousa31@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  17. Participando!
    Samantha correa
    sassisc_1@hotmail.com

    ResponderExcluir
  18. Oi, Gabi! Conheci seu canal e blog há pouco tempo, vi alguns vídeos e já tô amando tudo! Ainda não sigo seu blog porque não sei como fazer isso (sou igual uma vovó pela primeira vez usando redes sociais kkk), mas vou descobrir (acho que pelo celular fica meio complicado). Enfim, esse livrinho tá na minha lista de desejos e me apaixonei logo de cara pelo tema que ele aborda. Fiquei muito feliz por você estar fazendo um sortei como esse no mês do orgulho LGBT+ ❤️

    Meu email é mfmachado42@gmail.com


    Tchau 👋🏻

    ResponderExcluir
  19. Gabrielle, sempre ouvi dizer muito bem deste livro mas nunca cheguei a lê-lo, na verdade, nunca li nenhum livro LGBT, acho que nenhum chegou a me encantar pela premissa, porém, pela sua resenha, vejo que tem que mergulhar fundo nos livros deste gênero. Em um primeiro ponto pensei que não gostaria dessa obra, porém ela parece ser bastante mais profunda do que eu imaginei; o medo de um adolescente de 16 anos revelar sua homossexualidade e o segredo guardado a tantas chaves poder ser revelado.
    Com certeza gostaria muito de ler esse livro, fiquei curiosa para descobrir quem é o Blue.

    GFC: Nicoli Vieira
    Email: bellenicolii@gmail.com

    ResponderExcluir
  20. Estou doida pra ler esse livro, já li histórias com temática LGBT e curti muito, cada resenha que leio desse livro me deixa ainda mais curiosa em conferi essa história.

    ResponderExcluir
  21. Olá!
    Estou louca pela leitura deste livro. Não sabia que o livro tinha alternância entre o Simon e as conversas. Pena que foi previsível pra você saber quem era o cara do outro lado, mas acho que o mais importante e legal é ir acompanhando né? Pena que você estava com expectativas demais, e acabou se decepcionando. Vou me controlar mais, estava com muita vontade porque também só tinha lido comentários ótimos.
    Adorei sua resenha!
    E já estou participando do sorteio :)
    kamillafox@gmail.com

    Beijos

    ResponderExcluir
  22. Participando!
    lais_cristinarebustine@hotmail.com

    ResponderExcluir
  23. Um dos meus livros favoritos LGBT ❤️❤️ Ainda não li muitos,mas o que eu li foram maravilhosos. Como não amar Simon e Blue?? Sério,eu tô muito anciosa pro filme,os meus pais são lindos demais 😭😭 ah,e você já leu Aristoteles e Dante descobrem os segredos do universo? É maravilhoso também 🏳️‍🌈❤️ Se não leu,leia!!

    ResponderExcluir
  24. participando sz
    jessicalima1902@hotmail.com

    ResponderExcluir
  25. participando !
    fabianaplasto@hotmail.com

    ResponderExcluir

Não vai sair sem deixar um comentário, né? Sua opinião é muito importante para mim.
Por favor, deixe o link do seu blog no final do comentário, assim poderei retribuir a visita.
Obrigada. Volte sempre!

Layout por Gabrielle Oliveira. Tecnologia do Blogger.

Leitores

Subscribe