O temido 3º ano do Ensino Médio

14:00:00


Como eu comentei no post com as minhas metas para esse ano, agora em 2017 irei cursar o 3º ano do Ensino Médio. Confesso que estou um tanto ansiosa e temerosa em relação a essa fase e por conta disso decidi escrever esse post, meio que um desabafo assim como o texto "Um velho dilema: qual faculdade cursar?", para compartilhar esses sentimentos com vocês e revisitá-los no final desse ano.

O Ensino Médio é uma etapa complicada, já que o 1º ano possui muitas novidades, como matérias novas e o início de uma cobrança acerca dos planos relacionados ao ensino superior, o 2º funciona como uma espécie de transição, pois aprofunda mais alguns assuntos e começa a sugerir ideias de preparação para a universidade, e o 3º é marcado por uma intensa revisão de diversos conteúdos acumulados ao longo de mais de dez anos de estudos. Sendo assim, é um período tenso e a reta final dele proporciona um misto de alívio e medo.

O alívio não precisa nem ser explicado. Não há sensação melhor do que a de concluir algo. Já o medo é ocasionado por diferentes razões. Durante todo o Ensino Médio, a cobrança referente à escolha de uma profissão é constante e é no 3º ano que essa pressão aumenta, afinal, esse é o ano de maior preparação para o Enem e outros vestibulares. No momento, eu não tenho a intenção de fazer vestibulares, já que as instituições que me interessam utilizam a nota do Enem, mas a situação pode mudar ao longo desse ano. 

Como eu comentei no post sobre o dilema da escolha de um curso, passei por várias opções e concluí que o Direito é a minha área. Portanto, um das questões do 3º ano, talvez a principal, já foi resolvida. Então, qual é o aspecto que mais me causa receio em relação a essa fase? A prova que irá me colocar na faculdade. Eu fiz o Enem em 2015 e em 2016 como treineira, algo que não será mais permitido nas futuras edições da prova, e as experiências foram bem cansativas. Além do fato de o exame não ser fácil, ele exige uma atenção e uma concentração que são prejudicadas pela quantidade de informações que as questões apresentam. Logo, são dois dias que esgotam o estudante e que, por conta da estranha forma de correção do teste, o deixam apreensivo quanto ao seu resultado. 

Outro motivo para esse medo do fim do Ensino Médio é a responsabilidade de entrar em uma universidade. No geral, os vestibulares são exaustivos e geram um nervosismo muito grande, algo que acaba atrapalhando várias pessoas durante as provas. Muitos não são aprovados e a pressão, tanto da família quanto da sociedade em geral, torna-se ainda maior, afinal, o ideal seria sair do colégio e ir direto para a faculdade, ao invés de seguir para um cursinho, por exemplo. Acontece que muitas vezes a razão pela qual esses estudantes não alcançam a nota desejada é justamente a tensão à qual são submetidos. 

Devido a essas questões, o 3º ano me assusta um tanto. Confesso que mesmo antes de começar as aulas passei horas e horas pensando sobre como eu poderia estudar, qual seria a melhor maneira de organizar meu tempo para fazer a maior quantidade de exercícios possível, enfim. No entanto, eu sei que não adianta entrar em desespero. O mais importante é intensificar a dedicação aos estudos de forma saudável e ter em mente que entrar em uma faculdade no ano seguinte ao término do Ensino Médio não é uma obrigatoriedade. O mundo não irá acabar se você não passar de primeira no vestibular. O que realmente importa é ter consciência de que, independentemente de ir bem ou não no Enem, você deu o seu melhor e não é uma prova que irá te representar. Tento sempre me lembrar disso e compartilhando esses pensamentos com vocês consigo me acalmar um pouco mais em relação a essa enxurrada de sentimentos e confusões que essa reta final provoca.  


Vocês estão passando ou já passaram por essa fase? Se sim, como lidam/lidaram? Me contem nos comentários!
Beijos e até o próximo post!


♥ Banco de Séries | Facebook | Filmow | Goodreads | Instagram | Skoob | Twitter | YouTube ♥


You Might Also Like

2 comentários

  1. Oii!!!

    Eu passei pela fase de não saber o que cursar, mas decidi por jornalismo mesmo. Bom, já estou graduada e amo minha profissão, mas se fosse escolher outra, assim como quero começar outra vez a faculdade, escolho Educação física. Sei que fazer testes vocacionais nos mostram alguma "luz", mas eles não são corretamente certos.

    beijos

    http://mecontanoblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. estou passando por essa fase também, tanto que minhas aulas voltaram ontem dia 06/02 e olha eu to amando até aqui haha já sei qual curso vou fazer, fiz o enem ano passado como treineiro, vou fazer esse ano de novo. até porque quero começar fazer faculdade ano que vem mesmo então, tem que pega firme e ir em frente.


    realmente sinto um pouco de medo, mas haha vamo em frente a gente chega lá.
    beijos


    https://loucaapaixonada22.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Não vai sair sem deixar um comentário, né? Sua opinião é muito importante para mim.
Por favor, deixe o link do seu blog no final do comentário, assim poderei retribuir a visita.
Obrigada. Volte sempre!

Layout por Gabrielle Oliveira. Tecnologia do Blogger.

Leitores

Subscribe