Minha Estante #18|Vaclav & Lena

16:00:00


Título: Vaclav & Lena
Autor (a): Haley Tanner
Páginas: 272
Editora: Intrínseca
Onde comprar: Americanas | Livraria Cultura | Livraria Saraiva | Ponto Frio | Submarino
Sinopse: Vaclav e Lena parecem destinados um ao outro. Eles se encontram pela primeira vez aos 6 anos, numa aula de inglês para imigrantes em Brighton Beach, no Brooklyn. Vaclav é precoce e falante. Lena, com dificuldade no idioma, refugia-se na segurança de sua adoração por ele. Ele imagina a história dos dois se desenrolando como em um conto de fadas. No entanto, uma das muitas verdades a serem descobertas nessa extraordinária obra de estreia de Haley Tanner é que "felizes para sempre" nunca é um desfecho garantido. Um dia, Lena não vai à escola. Desaparece da vida de Vaclav e da família dele como num cruel truque de mágica. Durante os sete anos seguintes, Vaclav deseja boa-noite a Lena todos os dias, perguntando-se se ela faz o mesmo onde quer que esteja.

O livro conta a história de duas crianças russas que vivem nos Estados Unidos, local onde se conhecem. Uma é Vaclav, um garoto de 9 anos de idade que mora com os pais, sonha em ser mágico e fazer muito sucesso praticando o que ama. A outra é Lena, uma garota da mesma idade que vive com a Tia (que não sabe se é realmente sua tia) e acompanha os sonhos de Vaclav, imaginando ser futuramente a linda assistente do amigo nos seus futuros shows de mágica. Ambos não se desgrudam, sonham e fazem praticamente tudo junto: brincam, pensam no seu futuro, estudam... Tudo na casa de Vaclav, onde se encontram todos os dias após a aula.
Um dia, depois de ser levada para casa pela mãe de Vaclav, Lena desaparece sem deixar pistas, apenas uma preocupação e uma saudade enorme na mente e no coração do seu querido amigo, aquele que tanto amava. Sem saber os motivos para o sumiço da garota, Vaclav a deseja boa noite todos os dias, na esperança de que isso a proteja de tudo de ruim que pode lhe acontecer, seja qual o for o lugar onde esteja. Sete anos se passam e durante todo esse tempo a saudade continua, os "boa noites" permanecem sendo ditos e Lena ainda ocupa a mente do garoto, mostrando o quão é difícil (e muitas vezes impossível) se distanciar mentalmente de alguém, mesmo que a distância física exista.



A obra da Haley Tanner nos traz uma linda história, capaz de mostrar a beleza de uma amizade verdadeira e a pureza de um amor que muitas vezes existe, mas é invisível aos olhos das pessoas, até mesmo daquelas que o compartilham. Vaclav e Lena são duas crianças vindas da Rússia que sabem muito bem o que é estar num lugar onde é preciso estar atento para não falar nada errado. Não no sentido de falar algo inapropriado e sim algo gramaticalmente incorreto. Ambos aprendem o inglês somente quando estão no novo país e nem sempre se sentem seguros na hora de falar esse estranho idioma. Mas, como vocês já puderam perceber, esse não é o foco principal da narrativa.
Mostrar como não é simples a vida de um imigrante no seu novo lar foi fundamental para o início da história, algo que não de estendeu até o final, mas que deu o pontapé inicial para o desenrolar do livro. Muito bem trabalhado, Vaclav & Lena é uma obra que eu super recomendo. O final é lindo e imprevisível. A escrita da autora é muito boa, tornando o que poderia ser um suspense, devido o desaparecimento de uma das personagens principais, uma história leve e muito bonita. Adorei!

Vocês já leram ou ouviram falar de Vaclav & Lena? Me contem nos comentários.

You Might Also Like

22 comentários

  1. Oii fofa! Então. Eu comprei esse livro só pela capa, nunca tinha lido nenhuma resenha. Lá pela pg. 100 não aguentei mais e abandonei :// mas deixei na estante para voltar a ler um dia. Sua resenha definitivamente me instigou a voltar!

    Beijos
    Nati

    www.meninadelivro.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nati! Fico feliz que a minha resenha tenha de motivado a retomar a leitura. Faça isso mesmo, você não vai se arrepender. Beijos ♥

      Excluir
  2. nunca tinha escutado falar, só me interessei no final pelo suspense de um dos personagens sumires :D

    byanak.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro não é muito comentado (pelo menos eu vejo comentários sobre ele em pouquíssimos blogs), mas vale a pena lê-lo. Beijos ♥

      Excluir
  3. Aaaaaai socorrrrrr eu preciso ler esse livro! Que coisa mais linda, pra ajudar essa ano to fazendo um "TCC" sobre a Rússia hahaha ia comprar ele uma vez por 10 reais no submarino.. Mas acabei não comprando (Chora)

    Beijimmm
    Idiomafashion.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, Vick! Bateu o arrependimento, né? Sei bem como é isso. Quando tiver oportunidade, compre-o hahaha. Beijos ♥

      Excluir
  4. Oi Iindinha!! já ouvir falar desse livro uma das minhas melhores amigas ja leu, e disse que eh mt bom... aciosa pra ler <3 Bjss sou fã do seu blog :3 <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ouça o que ela diz, é muito bom mesmo. Muito obrigada! Beijos ♥

      Excluir
  5. Hey!

    Vaclav... Agora entendi porque do nome esquisito. O menino é russo! Gente, essa história é muito diferente do que eu supus pela capa. Achei que seria um romance fofinho, na boa. Coitado do Vaclav, ficar sem a amiga :/ fiquei curiosa pra saber como e porque ela desapareceu. Enfim, fiquei muito curiosa, quero ler pra ontem!

    Beijos
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda! Eu imaginei o mesmo que você quando vi a capa, mas me surpreendi completamente quando comecei a leitura. O suspense sobre esse sumiço é sustentado por grande parte da história, o que deixa preso a ela, algo super positivo. Leia mesmo, é muito bom. Beijos ♥

      Excluir
  6. Oii,

    Eu não li ainda esse livro, mas já ouvir falar sobre ele. Tenho um certo problemas com livros com russos porque demoro pra me acostumar com os nomes. Mas gostei da resenha :)

    Beijinhos,

    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana! Eu me acostumei rapidinho com os nomes deles, acho que isso não será um problema. Muito obrigada! Beijos ♥

      Excluir
  7. Não conhecia o livro mas interessei, e achei essa capa linda '0'

    beijos


    Talita
    Cereja Rocks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa capa é linda mesmo, foi um dos motivos para eu comprar o livro. Beijos ♥

      Excluir
  8. Não conhecia o livro, mas adorei a sua resenha. A história parece ser linda, adorei!
    Vou procurar esse livro e já vou adicioná-lo na minha lista do skoob =D
    Pode não ter nada a ver, mas me lembrei do livro A Menina Que Roubava Livros, a amizade dos protagonistas...
    Beijos e Parabéns pela resenha!

    citacoesdeumleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada! Ainda não li A Menina Que Roubava Livros, mas quero muito. A amizade deles é linda. Beijos ♥

      Excluir
  9. Oi, Gabi!

    Primeira vez que ouço falar desse livro, e já fiquei curiosaaaaa!! Parece ser lindo *-* Exatamente o estilo de livro que gosto, eu acho. Adorei sua resenha, está a coisa mais linda! Sendo publicado pela Intrínseca, é já um motivo para eu desejar, e com uma capa dessas... <3 Ah! Leia, sim, A Menina que Roubava Livros. Preciso dizer que é meu livro favorito de todos os tempos? hahaha Beijos!

    Letícia Valle
    Litteratura Mundi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Leti! É lindo mesmo. Muito obrigada! Não vejo a hora de ler esse livro, parece ser maravilhoso. Beijos ♥

      Excluir
  10. Hey, Gabi!
    Uma amiga comprou em uma super promoção no Submarino e, desde então, estou louca por esse livro. Ainda não comprei, porque estou mega atrapalhada com minha lista de leitura, mas quero comprar em breve. A história parece realmente muito interessante, e achei a capa um charme só. Tentarei ler em breve, e aí volto para dizer o que achei :)
    Beijos e ótima semana

    http://confissoesdeumleitor.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Liah! Também comprei ele numa super promoção (saiu por 6 reais!!!) e assim que vi me apaixonei pela capa, é muito fofa. Leia mesmo! Não se esqueça de me contar o que achou. Beijos ♥

      Excluir
  11. Não conhecia esse livro, mas me pareceu ser uma linda história, como você disse gosto de livros que possuam finais surpreendentes, que te deixam com um sorriso no rosto após ler, e outra coisa que adoro em livros do gênero é o uso de crianças para mostrar a pureza da humanidade.


    Julielton Souza - Dialética Proposital

    ResponderExcluir
  12. Oi Gabi, não conhecia esse livro mas parece ser ótimo e ter uma história linda vou ler com certeza.

    Beijos, parabéns pelo seu blog

    ResponderExcluir

Não vai sair sem deixar um comentário, né? Sua opinião é muito importante para mim.
Por favor, deixe o link do seu blog no final do comentário, assim poderei retribuir a visita.
Obrigada. Volte sempre!

Layout por Gabrielle Oliveira. Tecnologia do Blogger.

Leitores

Subscribe