Presos que Menstruam, de Nana Queiroz

18:07:00


– “Aqui o trabalho, a disciplina e a bondade resgatam a falta cometida e reconduzem o homem à comunhão social.”
No final da frase, uma funcionária cochicha ao meu ouvido:
– Mentira..."

Já parou para pensar no cotidiano dos outros? De pessoas que não fazem parte do seu ciclo de amigos ou conhecidos? Daqueles que aprenderam a ser ignorados pela sociedade e agora acreditam que isso é normal? Deixar um ser humano de lado, sem dar importância às suas necessidades básicas, está longe do que conhecemos como algo a ser considerado dentro dos padrões de normalidade. 

Atualmente, vários tabus estão sendo quebrados, algo extremamente necessário. A jornalista Nana Queiroz decidiu contribuir com isso e reuniu num livro informações adquiridas através de suas visitas aos presídios femininos brasileiros, entrevistas e depoimentos das presas. mostrando para a comunidade uma situação que a maioria acha melhor não enxergar.

É fácil ver nos meios de comunicação notícias de milhares de pessoas que são levadas para cadeias todos os dias, o difícil é encontrar na mídia espaços que promovam a discussão sobre as condições às quais esses presos são submetidos. Mais difícil ainda é ter acesso a um material que retrate o cotidiano das prisões femininas do país, já que nesse quesito, assim como em muitos outros, as mulheres são diversas vezes esquecidas. 

Ao intercalar capítulos sobre os motivos que levaram aquelas mulheres a serem presas e sobre a vida que elas levam nas prisões, Nana Queiroz causa diferentes sentimentos ao leitor. Desconforto, revolta, tristeza, aflição, desejo de lutar pelos direitos que são negados a essas presidiárias. É impossível, ou quase, terminar essa leitura sem sentir vontade de se manifestar sobre essa situação absurda, de questionar o poder público e de impedir que essas barbaridades continuem ocorrendo.

Como eu disse anteriormente, é complicado ver na mídia matérias sobre esse assunto, por isso em vários momentos durante a leitura existe a sensação de choque, de não acreditar naquilo que está escrito. Depois de perceber que muitas mulheres são submetidas à falta de suprimentos básicos, principalmente relacionados a sua higiene, à carência de contato com as pessoas que amam, já que muitos familiares sentem-se constrangidos devido aos duros procedimentos exigidos para uma simples visita e acabam abandonando as presas, e ao tratamento desumano por parte dos funcionários do Estado, é muito improvável que você não mude algo na sua maneira de pensar e de ver o mundo.

Presos Que Menstruam é um forte compilado de relatos que retratam uma triste realidade do nosso país, a qual muitas vezes preferimos ignorar e fingir que não nos diz respeito, aumentando o sentimento de indiferença da sociedade brasileira.


"– Sabe, Heidi, eu escuto tantas histórias. As presas sempre se justificam, e eu fico sem saber quando posso acreditar.
– Quando pode acreditar totalmente? Nunca. Existem muitas verdades no mundo: a verdade da presa, a verdade do juiz, a verdade da vítima. E não é que ela está mentindo, mas é que na cabeça dela aquilo é verdade. É a verdade da qual ela se convenceu."




Minha Estante #56
Título: Presos Que Mentruam
Autor (a): Nana Queiroz
Páginas: 294
Editora: Record
Nota: 5/5
Onde comprar: Amazon | Extra | Submarino

Também tem resenha em vídeo, confiram!



Espero que tenham gostado das duas resenhas! Se inscrevam no canal para receber as próximas atualizações, já que muitas vezes eu não posto o vídeo aqui no blog no mesmo dia em que ele vai ao ar no YouTube. 
Já conheciam Presos que Menstruam? O que acharam dessa obra? Me contem nos comentários!
Beijos e até o próximo post!

♥ Banco de Séries | Facebook | Filmow | Goodreads | Instagram | Skoob | Twitter | YouTube ♥

You Might Also Like

3 comentários

  1. Oi, Gabi! Tudo bem? Se não me engano, já tinha ouvido falar nesse livro... Parece ser uma obra impactante e comovente. Adorei as resenhas! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. quero muito ler, achei a proposta interessante e a autora ja é conehcida pelo seu trabalho humanizador
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá, Gabi.
    Por isso que sempre digo, construam escolas em vez de cadeias. Eu fiquei horrorizada quando li Carandiru, imagino esse então, que é sobre mulheres. Assim que der eu vou ler.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir

Não vai sair sem deixar um comentário, né? Sua opinião é muito importante para mim.
Por favor, deixe o link do seu blog no final do comentário, assim poderei retribuir a visita.
Obrigada. Volte sempre!

Layout por Gabrielle Oliveira. Tecnologia do Blogger.

Leitores

Subscribe