Minha Estante #32|A Teoria de Tudo

22:06:00

Título: A Teoria de Tudo
Autor (a): Jane Hawking
Páginas: 448
Editora: Única (parceira do Frases Perdidas)
Onde comprar: Americanas | Livraria Cultura | Saraiva | Submarino

Sinopse: A história de Stephen Hawking é contada pela luz da genialidade e do amor que não vê obstáculos. Quando Jane conhece Stephen, percebe que está entrando para uma família que é pelo menos diferente. Com grande sede de conhecimento, os Hawking possuíam o hábito de levar material de leitura para o jantar, ir a óperas e concertos e estimular o brilhantismo em seus filhos entre eles aquele que seria conhecido como um dos maiores gênios da humanidade, Stephen.
Descubra a história por trás de Stephen Hawking, cientista e autor de sucessos como Uma breve história do tempo, que já vendeu mais de 25 milhões de exemplares. Diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica aos 21 anos, enquanto conhecia a jovem tímida Jane, Hawking superou todas as expectativas dos médicos sobre suas chances de sobrevivência a partir da perseverança de sua mulher. Mesmo ao descobrir que a condição de Stephen apenas pioraria, Jane seguiu firme na decisão de compartilhar a vida com aquele que havia lhe encantado. Ao contar uma trajetória de 25 anos de casamento e três filhos, ela mostra uma história universal e tocante, narrada sob um ponto de vista único.
Stephen Hawking chega o mais próximo que alguém já conseguiu de explicar o sentido da vida, enquanto Jane nos mostra que já o conhecia desde sempre: ele está na nossa capacidade de amar e de superar limites em nome daqueles que escolhemos para compartilhar a vida. O livro que inspirou o emocionante filme A Teoria de Tudo.
Nota: 5/5
[Livro cedido para resenha pela editora]

"- O que você dá para ele comer? Ele pesa uma tonelada para alguém tão magrinho...
- Está tudo em seu cérebro - eu respondia." (Pág. 151)

Stephen Hawking, um dos cientistas mais consagrados da atualidade, foi diagnosticado com ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica) aos 21 anos, quando ainda tinha muito para desvendar e acrescentar à Física. Conheceu Jane e nela encontrou a companhia que precisava para compartilhar a vida. Superando limites e enfrentando novos obstáculos a cada dia, o casal Hawking se manteve esperançoso e não desistiu de lutar contra o que o destino parecia lhe reservar. 
Em A Teoria de Tudo conhecemos não apenas a história do famoso cientista Stephen Hawking, que deu uma enorme contribuição para o conhecimento e estudo do universo, mas o relato do relacionamento entre ele e sua primeira esposa, Jane Hawking, quem desenvolveu esse livro e conseguiu colocar no papel detalhes íntimos da sua vida durante mais de 25 anos, carregado de mensagens e reflexões sobre amor, superação, questões sociais, realização pessoal e ciência (este último abrangendo áreas além da Física).
Esse foi o meu primeiro contato com o gênero biografia e, apesar de não ter sido algo fácil, gostei bastante. Por ser biográfico, este não é um livro para ser lido em questão de dias, afinal, não é um enredo que prende o leitor e o faz querer dar asas à imaginação, mas sim uma história de pessoas reais, que nos faz pensar sobre a vida, enxergar melhor a sociedade da qual fazemos parte e refletir a cerca de tudo.
Durante a leitura, pensei muito em qual seria a minha conclusão final sobre a obra. Pensei que não iria gostar, já que demorei mais ou menos três meses para ler. Pensei que iria achar demasiadamente detalhado, de um jeito negativo. Por fim, quando li a última página, conclui que essa experiência havia sido incrível. Aprendi bastante e conheci uma mulher admirável, a Jane Hawking, cujos esforços não foram reconhecidos por muitos, incluindo a família do marido e até mesmo o próprio Stephen em alguns momentos, nem receberam o seu devido valor.
Se algum dia, ao ouvir um breve resumo sobre a vida desse cientista, você imaginou que ele conseguiu chegar a onde chegou sozinho, está muito enganado. O casamento com Jane não lhe proporcionou toda a sua sabedoria, mas sem os cuidados e a dedicação assegurados por ela, poderia não ter vivido o suficiente para compartilhar cada descoberta que fez. A Teoria de Tudo é um belo exemplo do famoso ditado "Por trás de um grande homem sempre há uma grande mulher".

"A culpa, disse ele, é o risco que se corre esforçando-se sempre para o mais e o melhor; o amor é a única resposta para a culpa. Somente no amor podemos sustentar uns aos outros." (Pág. 374)

Como não foi possível transmitir tudo aquilo que eu consegui adquirir durante essa leitura numa resenha, pretendo fazer um vídeo falando melhor sobre todas as mensagens e ensinamentos que consegui captar dessa obra. O que acham? Já leram ou têm vontade de ler esse livro? Me contem nos comentários!
Beijos e até o próximo post!

♥ Facebook | Filmow | Goodreads | Instagram | Last.fm | Skoob | Twitter | YouTube ♥

You Might Also Like

23 comentários

  1. Gabi, acho que não vou ler. Eu gostei do filme, mas não gostei muito dela: a Jane. Eu até gostaria de ler uma biografia do Stephen, mas não fiquei muito interessada em ver as coisas pela perspectiva dela... Não sei.
    Beijo!
    Eduarda, do Maquiada na Livraria

    ResponderExcluir
  2. Oi Gabi,
    Não tenho nenhuma experiência com biografias, mas confesso que não deva ser algo fácil.
    No entanto, tenho muita vontade de ler este livro e, por isso, estou me segurando para não assistir o filme rs.
    Vou esperar seu vídeo :)
    Beijos!!

    http://versosenotas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Gabi, eu estou louca para ler esse livro, até agora eu assisti ao filme só e confesso que terminei ele em meio a lágrimas, é uma história incrível!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com

    ResponderExcluir
  4. como sou agoniada ja assistir o filme, porém quero muitooo ler esse livro !!! bjuus bis ♥

    ResponderExcluir
  5. Oi, Gabi! Tudo bem? Morro de vontade de ler esse livro, pois sempre tive interesse em saber mais sobre a vida do Stephen Hawking. O que mais me chama a atenção em "A Teoria de Tudo" é que ele é narrado pela esposa dele. Espero ler o livro em breve e gostar da obra! Adorei a resenha! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/2015/10/resenha-premiada-muito-mais-que-5inco.html <- Tá rolando promoção do livro "Muito Mais Que 5inco Minutos" lá no blog! ;)

    ResponderExcluir
  6. Quero muito ler este livro, tenho alguns do Hawking e esse sobre a vida dele parece muito bom, gostei muito do filme, então o livro deve ser ótimo xD.

    ResponderExcluir
  7. Apenas muito ansiosa para ler esse livro, adorei!!

    ResponderExcluir
  8. Apenas ansiosa para ler esse livro, adorei!

    ResponderExcluir
  9. Não sabia que existia o livro até ver o filme, mas mesmo assim quero ler. Parece um ótimo livro e mesmo sendo biografia (o que eu não sabia até ler sua resenha kkkkk), quero arriscar. Como você disse, pode trazer grandes experiências. Espero poder ler um dia ^^

    ResponderExcluir
  10. O filme é incrível, queria muito ler o livro! A resenha está ótima!

    ResponderExcluir
  11. Além de ter uma capa linda, tem uma história também. Ansiosa para ler o livro, pois o filme é muito bom! Resenha 5/5

    ResponderExcluir
  12. Esse livrooo <3
    Está na minha wish desde que vi o trailer do filme pela primeira vez e quase choro
    Espero ganhar o sorteio, pra poder enfim le-lo

    Yasmim,
    http://www.yasmimsramos.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi boa tarde, estou doida pra ler esse livro, já li varias resenhas a respeito e fico com mais vontade de ler...gostei muito da sua resenha, fiquei com mais vontade ainda de ler.

    Beijokas :*

    ResponderExcluir
  14. Se antes eu queria ler agora, quero ainda mais. Parabéns ótima resenha.

    ResponderExcluir
  15. Quero muito ler esse livro!

    ResponderExcluir
  16. Já ouvi críticas positivas e negativas sobre esse livro. Vi o filme a amei por isso estou tão curiosa pra ler :D

    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Oi, adorei sua resenha !!!

    ResponderExcluir
  18. Eu nunca li uma biografia antes, mas eu tenho uma certa curiosidade em ler este livro, visto que ele mostra uma relação de duas pessoas com sede de conhecimento, tal qual é o caso de dois professores meus que se conheceram na faculdade... E clichês a parte, eu vi o filme antes e achei tão lindo, principalmente a atuação do Eddie Redmayne como Stephen Hawking.

    Enfim, obrigada por compartilhar sua resenha!

    ResponderExcluir
  19. Já li resenhas e comentários sobre esse livro mas ainda não tive oportunidade de ler. Pelo que li até agora, todos gostaram muito do livro e parece-me que vc também gostou muito. Gostaria tb de assistir ao filme.

    ResponderExcluir
  20. Gabrielle!
    Resenhar uma biografia é bem difícil mesmo, porque não tem como avaliar a vida de alguém, né? Tenho dificuldade de resenhar...
    O bom é que podemos conhecer muito sobre a mulher que ficou ao lado do 'gênio' durante o tempo que pode e ficou com ele por amor!!
    Gostaria demais de ler o livro e já assisti o filme.
    “O casamento faz de duas pessoas uma só, difícil é determinar qual será.” (William Shakespeare)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista de Dezembro, serão 6 livros e 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
  21. Estou doida pra ler esse livro, curto muito biografia, amei o filme, parece ser bem emocionante e cada resenha que leio dele me deixa ainda mais curiosa em conferi essa história.

    ResponderExcluir
  22. Oi, Gabrielle!
    Eu não sou chegada a biografias, mas a história de Stephen Hawking parece, no mínimo, incrível. Antes de chegar ao fim da resenha pensei a mesma frase que você postou ali, sobre sempre haver uma grande mulher por trás de um grande homem.
    Apesar dos 3 meses que você levou para concluir a obra, acredito que você tenha tirado grandes ensinamentos de vida, afinal não é o tempo que passamos lendo um livro que importa, mas sim o que conseguimos retirar dele.
    Uma coisa que eu penso só de lembrar que esse homem existe é o quanto nos sentimos limitados às vezes, sendo que não existem limitações para quem realmente quer fazer algo.

    Beijos,
    kemmy.olivia@gmail.com

    ResponderExcluir

Não vai sair sem deixar um comentário, né? Sua opinião é muito importante para mim.
Por favor, deixe o link do seu blog no final do comentário, assim poderei retribuir a visita.
Obrigada. Volte sempre!

Layout por Gabrielle Oliveira. Tecnologia do Blogger.

Leitores

Subscribe