Paródias Literárias

21:16:00

Olá pessoal! Estava dando uma olhada no Fareja Livros e no meio das promoções encontrei um livro que me chamou atenção, era uma paródia literária. Daí percebi que ainda não li nenhuma, apesar de achar a ideia desse gênero bem legal. A paródia é uma releitura, puxada para a comédia, de alguma composição literária, que frequentemente faz uso de ironia e deboche. Geralmente essas releituras são parecidas com as obras de origem e tem sentidos diferentes. Como ainda não li nada desse gênero, pesquisei alguns títulos, gostei e resolvi apresentá-los para vocês.

1) Opúsculo - A Paródia, do grupo The Harvard Lampoon

Escrito pelo grupo “The Harvard Lampoon”, responsáveis por outras sátiras a sagas famosas como “O Senhor dos Anéis”, o livro “Opúsculo – a Paródia” (”Nightlight” no original) conta a história de amor de Belle Goose e o misterioso e brilhante Edwart Mullen.
A desajeitada garota obcecada por vampiros chega à cidade de Switchblade e observa estranhos acontecimentos. Um geek com nenhum interesse por garotas deixa seu almoço no prato e a salva de uma bola de neve ocasionando a revelação: Edwart só pode ser um vampiro.
Imitando a quarta capa do primeiro romance de Stephenie Meyer, a obra do grupo de Harvard é apresentado da seguinte forma:
“Sobre três coisas eu estava absolutamente certa. Primeira, Edwart talvez fosse, muito provavelmente, minha alma gêmea. Segunda, existia uma parte do vampiro dentro dele – que eu presumia que estivesse completamente fora de seu controle – que queria me ver morta. E terceira, eu incondicionalmente, irrevogavelmente, impenetravelmente, heterogeneamente e ginecologicamente desejava que ele tivesse me beijado.” 

2) Orgulho e Preconceito e Zumbis, do Seth Grahame-Smith

Orgulho e Preconceito e Zumbis é uma versão ampliada do popularíssimo romance de Jane Austen, trazendo cenas inéditas com zumbis partindo crânios de pessoas vivas para devorar seus miolos. Na abertura desta história, ficamos sabendo que uma misteriosa praga se abateu sobre o tranquilo vilarejo de Meryton, na Inglaterra – e os mortos estão retornando à vida!

Gostaram tanto dessa paródia, que o livro, publicado pela Intrínseca, irá ganhar uma adaptação cinematográfica, prevista para ser lançada no ano que vem. O filme será protagonizado por Lily James, Sam Riley e Bella Heathcote, mas também conta com a participação de Charles Dance, Lena Headey, Jack Huston, Douglas Booth, Matt Smith e Suki Waterhouse. A primeira imagem das gravações foi divulgada no final do mês passado. 




A foto mostra as irmãs Bennet, Elizabeth (interpretada por Lily James), Lydia (interpretada por Ellie Bamber), Mary (interpretada por Millie Brady), Jane (interpretada por Bella Heathcote) e Kitty (interpretada por Suki Waterhouse) armadas e prontas para lutar com os renascidos da morte que estão atrapalhando suas vidas. 
3) Detergent, do Reid Mockery

Beverly Cryer (Vurl) tem que escolher uma facção que vai viver para o resto de sua vida. Se ela não conseguir passar na iniciação, irá se tornar sem facção e detergente será declarada. Mas Vurl está determinada a não passar o resto de sua vida fazendo a lavanderia dos outros. Ela é uma garota independente com habilidades que nem sequer sabe sobre si mesma e, com a ajuda do número dois, não só vai terminar a iniciação, como também salvará a cidade do desastre. 








Existem muitas outras paródias, como: Cinquenta Tons do Sr. Darcy (Cinquenta Tons de Cinza + Orgulho e Preconceito), Barry Trotter e a Paródia Cara-de-Pau (Harry Potter), O Fedor dos Anéis (O Senhor dos Anéis), A Divina Paródia (A Divina Comédia), 50 Vergonhas de Cinza (Cinquenta Tons de Cinza), entre outras.



Vocês já leram alguma paródia literária? Gostam desse gênero? O que acharam dessas? Me contem nos comentários.
Beijos e até amanhã!

Link na barra lateral do blog


You Might Also Like

28 comentários

  1. Adoro Opúsculo! É muito divertido.

    http://lagrimas-de-diamante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não tive a oportunidade de ler, mas fiquei curiosa. Beijos ♥

      Excluir
  2. A do Orgulho e preconceito é muito dez hahahahaha eu adorei

    www.saidaminhalente.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois que eu ler a versão original, com certeza vou procurar ter a paródia hahaha Beijos ♥

      Excluir
  3. Ainda não conhecia Opúsculo, deve ser muito legal. Vou procurar. Xoxo' ♥

    Não sou uma It | Instagram

    ResponderExcluir
  4. Ai meu Deus kkkkkkkkkkkkkkkkkk, morri lendo Detergente kkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  5. Eu li Opúsculo há um bom tempo, na época em que curtia a história dos vampiros, e mesmo assim achei bem chatinho. Quanto ao Orgulho e Preconceito, já encontrei outras histórias com variações do tema e tem sido interessante as modificações u humor.

    http://mundo-restrito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pena que não gostou.. Prentendo ler essas paródias algum dia. Beijos ♥

      Excluir
  6. Já li Opusculo, Orgulho e Preconceito e Zumbis, Razão e Sensibilidade monstros marinhos e Cinquenta tons do Sr. Darcy e sinceramente não gostei de nehum. Achei que fosse rir com eles, mas não foi isso que aconteceu. Não sei se por ser de livros que gostei bastante e ficava comparando.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? Poxa.. Depois que eu ler as obras originais (desses que citei só li Crepúsculo), pretendo ler as paródias, espero que eu não me decepcione assim como você. Beijos ♥

      Excluir
  7. Ainda não tive a oportunidade de ler nenhuma.
    Mas, fiquei curiosa com Orgulho e Preconceito e Zumbis (terá até adaptação cinematográfica! haha)
    Acredita que não sabia dessa paródia de Divergente? ahuhauhaua.
    Adorei.
    Beijos
    Construindo Estante || Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiquei sabendo quando idealizei o post! hahaha Fiquei mais curiosa pela adaptação cinematográfica do que pelo livro em si. Beijos ♥

      Excluir
  8. Oi
    Não conhecia esse gênero, mais alguns parecem ser legal me interessei em dois desses. Gostei do poste.

    http://momentocrivelli.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Orgulho e Preconceitos e Zumbis. PQP eu ri alto! Quero assistir o filme, fiquei bem curiosa com ele.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também fiquei curiosa, parece ser muito legal hahaha Beijos ♥

      Excluir
  10. Gostei do post Gabi. Ainda não li nenhuma das paródias que você citou. Esse estilo de escrita não me encanta muito, sabe? Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado! Entendo, não é todo mundo que curte paródias. Beijos ♥

      Excluir
  11. Oiii Gabi. Eu ainda não li nenhuma paródia, mas assisto com muita frequencia. Filmes são mais comuns não é mesmo? Todo mundo em Pânico, que faz sátira com vários filmes, tem Deu a Louca em Hollywood que são vários filmes também, Os Vampiros que se Mordam , de crepúsculo e muitas outras. Desses que citei, eu já olhei todos. O do Crepúsculo é um horror (eu não gosto de crepusculo, mas eles avacalharam demais). A minha preferida é Super Heroi:O Filme. Que é uma paródia de o Homem Aranha e realmente é muito bom =D . Indico muito
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gi! Verdade, acho que há uma maior variedade de paródias em filmes. Não assisti nenhuma dessas que você citou, mas fiquei curiosa, vou ver depois. Beijos ♥

      Excluir
  12. Assim como você, ainda não tive a oportunidade de ler nenhuma paródia, apesar de ser um gênero que aparenta ser hilário. O mais interessante é que não conhecia algumas paródias citadas, como "Barry Trotter e a Paródia Cara-de-Pau" e "A Divina Paródia". Preciso ler essa última. rsrs

    Beijos,
    Ricardo - www.overshockblog.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aparenta ser hilário mesmo, o que me deixa ainda mais curiosa. As duas parecem ser bem divertidas. Beijos ♥

      Excluir
  13. o "Detergente" foi o melhor. Existe mesmo o livro? Aonde eu posso encontrar? hahahaha

    Abraços,
    a-marquesa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existe! hahaha Não achei pra comprar.. Vou procurar mais. Beijos ♥

      Excluir
  14. Gabiiiiii, AMEI a ideia do post! De verdade, foi bem criativo, HIAUSDHASIUDHAUISDHUAI. Os dois primeiros eu já conhecia e quero ler - principalmente o "Orgulho e Preconceito e Zumbis". Mas GENTE, eu não conhecia o Detergent! MORRI de rir, principalmente porque já faziam essa piada com o nome, lol. Ainda não li nenhuma paródia, mas parece ser bem interessante. Um dia acabo experimentando :3
    Beijos e ótimo fim de semana!

    http://confissoesdeumleitor.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz que tenha gostado, Liah! hahaha Detergent parece ser muito divertido! Não vejo a hora de experimentar esse gênero. Beijos ♥

      Excluir

Não vai sair sem deixar um comentário, né? Sua opinião é muito importante para mim.
Por favor, deixe o link do seu blog no final do comentário, assim poderei retribuir a visita.
Obrigada. Volte sempre!

Layout por Gabrielle Oliveira. Tecnologia do Blogger.

Leitores

Subscribe