Por que ler Os Miseráveis?

22:04:00

Olá! Hoje eu estou aqui para falar por que vocês deveriam Os Miseráveis, do Victor Hugo.



Contexto histórico e social
Esse aspecto consiste na base de Os Miseráveis. O livro se passa durante o período pós-napoleônico, entre a retirada de Napoleão do poder da França e as revoluções de 1830. Para abordar essa fase, outros acontecimentos são retomados, como a Revolução Francesa, de modo que a todo tempo o autor reforça o contexto da época, tanto histórico como social, já que ambos estão conectados, descrevendo fatos e apresentando-os com grande profundidade. Essa abordagem faz com que o leitor consiga visualizar melhor a sociedade daquele período e imaginar as situações vividas por aquele povo. Logo, se você gosta de História, esse é um ponto forte da obra.

Personagens cativantes e bem desenvolvidos
A obra possui personagens que vão te cativando no decorrer do seu desenvolvimento, de maneira que é impossível não se apegar a eles e não torcer para que suas vidas melhorem, para que seus destinos sejam alterados. A existência desses personagens é marcada por altos e baixos, o que deixa o leitor ainda mais ansioso para que os obstáculos que aparecem nos seus caminhos sejam enfrentados facilmente e que tudo fique bem logo. O enredo é muito extenso e por conta disso passamos vários períodos distantes de algumas figuras. Quando elas retornam para a narrativa há uma surpresa, um sentimento de reencontro, como se essas personalidades fossem reais. Devo destacar que os personagens que eu mais amei nessa trajetória foram o Bispo e o Jean Valjean.

Reflexões propostas pelo autor
Boa parte das quase 2000 páginas de Os Miseráveis é composta por divagações do autor, através das quais ele explora melhor alguns pontos ou mesmo expressa a sua opinião em relação a diferentes temas. Esses momentos da obra são responsáveis por promover diversas reflexões, algumas mais marcantes do que outras. Exemplos dessas pausas na trama são capítulos em que o Victor Hugo fala sobre o conceito e a importância social das gírias e sobre os esgotos de Paris. As questões levantas por ele nos fazem sair da nossa zona de conforto e nos colocam para pensar sobre aspectos que às vezes nos passam despercebidos. 



Também fiz um post aqui no blog compartilhando a minha experiência com Os Miseráveis, para conferir é só clicar aqui.
Já leram essa obra? O que acharam? Como foi a experiência de vocês? Comentem!
Beijos e até o próximo post! 

♥ Banco de Séries | Facebook | Filmow | Goodreads | Instagram | Skoob | Twitter | YouTube ♥

You Might Also Like

1 comentários

  1. Esse livro está na minha lista de livros pra ler, mas ainda alimento um medinho quanto a escrita. É muito complicado de ler? Devo dizer que esse post me motivou a pelo menos começa - los já que a estrada de conclusão será longa, rs.

    Um abraço,
    http://julietincrisis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Não vai sair sem deixar um comentário, né? Sua opinião é muito importante para mim.
Por favor, deixe o link do seu blog no final do comentário, assim poderei retribuir a visita.
Obrigada. Volte sempre!

Layout por Gabrielle Oliveira. Tecnologia do Blogger.

Leitores

Subscribe