Minha Estante #41|Réquiem Para Um Assassino

20:27:00

Título: Réquiem Para Um Assassino
Autor (a): Paulo Levy (parceiro do Frases Perdidas)
Páginas: 224
Editora: Bússola

Sinopse: Parecia uma manhã como outra qualquer na pequena Palmyra, uma cidade histórica no litoral do Rio de Janeiro. A caminho do trabalho, o delegado Joaquim Dornelas se espanta com um movimento incomum nas ruas. Diante da Igreja de Santa Teresa e da Antiga Cadeia, no Centro Histórico, uma multidão observa o corpo de um homem atolado na lama seca do canal. Ninguém sabe como o corpo foi parar lá. Não há sinais de arrasto, marcas de barco, violência, ferimentos, nada. Apenas um band-aid na dobra interna do braço esquerdo. Abandonado pela mulher e longe dos filhos, o delegado Dornelas, um tipo humano, amante de cachaça e de mingau de farinha láctea, se envolve de corpo e alma no caso em busca de salvação. Sem aviso, a irmã do morto e um vereador poderoso aparecem para dar informações importantes sobre o que se tornaria um caso de dimensões bem maiores do que Dornelas poderia imaginar. Aos poucos se revela uma complexa teia de interesses envolvendo a política, o tráfico de drogas, a prostituição e a comunidade local de pescadores. A intuição aguçada, a cultura e o conhecimento das forças que movem a natureza humana permitem ao delegado Joaquim Dornelas se mover habilmente pelo emaranhado de fatos e versões que a trama apresenta. O que a princípio seria mais uma investigação na sua carreira, se torna para o delegado uma jornada de transformação pessoal.
Nota: 4/5
[Livro cedido pelo autor para resenha]

“Ao olhar para o bando de curiosos em terra seca, Dornelas lamentou o gosto mórbido do povo pela morte. Ele nunca entendeu por que os seres humanos gostam tanto de ver a desgraça da própria espécie transformada em espetáculo. Talvez uma herança animal adormecida que retorna impiedosa diante de uma calamidade. Talvez pura sede de sangue ou falta de coisa melhor para fazer.” (Pág. 14)


Joaquim Dornelas, delegado de Palmyra, uma pequena cidade histórica situada no Rio de Janeiro, foi abandonado pela mulher, que afirmava que ele se dedicava excessivamente ao trabalho. Longe dos filhos, a sua dedicação às investigações apenas aumentou, o que contribuiu para a revelação de um complexo esquema. Ao andar pelas ruas, indo para a delegacia, Dornelas avista uma multidão agitada. Um corpo foi encontrado atolado na lama do canal.

Sem testemunhas para o caso, o delegado busca entender como o homem morto foi parar naquele local. Antes mesmo de dar início ao processo investigativo, duas pessoas aparecem afirmando coisas importantes sobre a situação: a irmã do falecido e um poderoso vereador. Aos poucos, novas informações vão surgindo, diferentes versões para o caso vão sendo apresentadas, e aquilo que parecia ser mais um simples assassinato de um traficante vai se mostrando algo muito maior.

Dornelas é um personagem que representa bem a figura de sua profissão: um homem que, mesmo sem querer, acaba se envolvendo demasiadamente com os crimes que precisa resolver e esquece que sua vida não se resume a eles. Após o divórcio, percebe que talvez realmente estivesse se entregando mais que o necessário às suas investigações, mas que isso não precisaria ser um aspecto ruim. Ao se deparar com o morto no canal, enxerga nesse caso uma possível busca pela sua salvação.

A trama é muito bem desenvolvida e o que mais me conquistou no livro foi um ponto bem simples: ele é nacional. Por se passar no Brasil, Réquiem Para Um Assassino se torna uma história mais real, digamos assim. O crime investigado pelo protagonista é mais próximo da nossa realidade do que aqueles que costumamos encontrar em outros livros do gênero. O esquema desvendado envolve política, tráfico de drogas, prostituição.. Fatores que, infelizmente, são constantes no nosso país. Essa semelhança com a realidade brasileira faz o leitor se sentir mais íntimo da investigação, mais apto a ajudar a solucionar o caso.

A escrita do Paulo é bem simples e direta. Os capítulos não são tão longos, o que, somado à nossa curiosidade em relação à morte do traficante e aos crimes ligados à ela, torna a leitura ainda mais rápida, leve e envolvente. O desfecho do enredo não foi tão surpreendente, mas mesmo assim não deixou de ser bom. Se você gosta de romances policiais e está à procura de um bom livro nacional desse estilo, fica aqui a minha recomendação.

"Naquela situação, o delegado Joaquim Dornelas olhou para aquela gente e viu um enxame de moscas sobre estrume fresco."

Vocês já conheciam Réquiem Para Um Assassino? O que acharam dessa história? Me contem nos comentários!
Beijos e até o próximo post!

♥ Banco de Séries | Facebook | Filmow | Goodreads | Instagram | Skoob | Twitter | YouTube ♥

You Might Also Like

9 comentários

  1. Oi Gabrielle!
    Eu gosto muito de livros policiais e são poucos os autores nacionais que se dedicam ao gênero. Vou procurar saber mais sobre a oba do Paulo.
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mariana! Pois é. Esse é um dos motivos para eu recomendar bastante esse livro do Paulo. Beijos ♥

      Excluir
  2. Oi, Gabi! Tudo bem? UAU, adorei a premissa de "Réquiem para um assassino"! A obra parece ser do jeito que eu gosto, então fiquei extremamente ansioso para lê-la! Adorei a resenha! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/2015/08/resenha-premiada-johnny-bleas-um-novo.html <- Tá rolando promoção do livro "Johnny Bleas - Um Novo Mundo" lá no blog! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tony! Tudo ótimo e com você? O livro é muito bom! Leia e depois me conte o que achou. Obrigada! Beijos ♥

      Excluir
  3. Olá, Gabrielle.
    Ainda não conhecia esse livro, mas me chamou muito a atenção. Adoro livros do gênero e o fato dele se passar no Brasil, já é um ponto positivo para o livro. Se der eu vou ler.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sil! Quando você realizar a leitura, me diga a sua opinião. É uma ótima história. Beijos ♥

      Excluir
  4. Olá,
    Confesso que não é muito o meu genero de leitura, mas o livro parece ser ótimo! Ainda mais por ser nacional.
    Adorei a resenha.
    Bjs
    http://diarioelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Jessica! Fico feliz que tenha gostado. Obrigada! Beijos ♥

      Excluir
  5. Oi
    Achei interessante a premissa desse livro,
    parece ser cheio de mistérios do jeito que gosto.
    Que bom que gostou dessa sua leitura.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Não vai sair sem deixar um comentário, né? Sua opinião é muito importante para mim.
Por favor, deixe o link do seu blog no final do comentário, assim poderei retribuir a visita.
Obrigada. Volte sempre!

Layout por Gabrielle Oliveira. Tecnologia do Blogger.

Leitores

Subscribe