Minha Estante #22|Amaríssimo
19:35:00Título: Amaríssimo
Autor (a): Clarice Paes
Páginas: 128
Editora: Ocelote (parceira do Frases Perdidas)
Onde comprar: Mercado Livre
Sinopse: Superlativo, absoluto e sintético: nesta seleção de contos, a experiência de amar alcança grau de exagero, como nos chocolates mais amargos e, ainda assim, tão apreciados por paladares exigentes. Amar ao extremo, amar até sentir o amargo do amor. Mas sem deixar de ser doce. Prove o sabor agridoce de Amaríssimo, livro de estreia de Clarice Paes.
[Livro cedido para resenha pela editora]
Amor. Algo tão comum, tão presente, tão importante. Por que não expressar esse sentimento através de palavras? Foi exatamente isso que a autora Clarice Paes fez, escrevendo treze contos e reunindo-os numa coletânea que deu o nome de Amaríssimo. Doçura, amargura.. Tudo o que um amor pode proporcionar foi transmitido ao leitor. Sentimentos consequentes do amor em diferentes formas. Dos treze contos, três em especial ganharam o meu coração e é sobre eles que irei falar mais detalhadamente nessa resenha, já que não posso falar de todos, pois estaria retirando o prazer do leitor de desfrutar dessa leitura.
Em O Relógio, terceiro conto do livro, é retratada uma espera. Sim, uma menina (como a autora se refere às personagens de suas histórias) aguarda ansiosamente a chegada do seu amado, que parece nunca vir. Ela expressa todo o seu sofrimento, pois não sabe se aquele que ama realmente virá. Passa cada interminável segundo olhando paro o relógio, em busca de ver o tempo passar. Essa espera é sem dúvidas muito cansativa, mas não tanto para o leitor, que lê cada palavra o mais rápido que pode, buscando o final dessa angústia.
No nono conto, Jamoloko e Jamelina descobrem o amor. Essa é a mais infantil das histórias contadas, o que não a impede de ser uma das mais belas. Traz a beleza do primeiro amor, carregada de inocência e de sentimentos puros. Duas crianças, Jamoloko e Jamelina, se conhecem num parque, quando a garota, que estava passeando, de repente avista um garoto sentado no chão, machucado. Quando se dispõe a ajudá-lo, dá início a uma experiência linda, que talvez ambos não imaginassem que iriam vivenciar. Ri, sorri, me encantei com os personagens a cada momento.
Por fim, o último conto do livro, talvez até o mais bonito. A pianista ou Yesterday. É com essa maravilhosa narrativa sobre o quão difícil é sentir e conviver com uma perda, que Clarice finaliza a sua obra. Retratando uma mulher que há cerca de vinte anos perdeu o seu marido, a autora nos mostra como o amor verdadeiro nunca morre e sempre se faz presente independente das circunstâncias. A história não traz só o sofrimento, traz também lembranças, recordações de bons momentos que para sempre estarão presentes na memória e no coração de quem ama.
Se você gosta de contos e de poesia, esse livro acabará rapidamente. Como foi a minha primeira experiência com uma coletânea e poesia não é uma das minhas maiores paixões, optei por intercalar Amaríssimo com outras leituras, o que fez com que eu demorasse um pouco para finalizá-lo. Se assim como foi o meu, esse será o seu primeiro livro no gênero, posso garantir que é uma ótima escolha. Recomendo muito. Nada melhor que desfrutar os distintos sabores do amor.
Já conheciam esse livro? O que pensam sobre ele? Já leram? Me respondam nos comentários.
Beijos e até amanhã!
Links na barra lateral do blog |
20 comentários
Gostei muito da resenha, mas não sei se quero ler, não curto muito romance
ResponderExcluirFico feliz que tenha gostado! Seria bom dar uma chance, acho que vale a pena. Beijos ♥
ExcluirOiii Gabi. Adorei os nomes Jamoloko e Jamelina , kkkkk.
ResponderExcluirAhh, o amor. Tem algo mais belo?
Eu não curto muito conto, nem poesia, mas alguns são realmente maravilhosos =D
Eu resenhei meu primeiro livro de contos lá no blog hoje, foi a primeira resenha do estilo que eu fiz. :)
Beijooos
http://profissao-escritor.blogspot.com.br/
Divertidos, né? hahaha Verdade, me surpreendi por ter gostado. Vou lá ver sua resenha. Beijos ♥
ExcluirOi Gabi,
ResponderExcluirEstou fugindo de romances no momento, mas esse livro parece ser interessante.
Gostei bastante da resenha!!
Até mais,
http://entreserieselivros.blogspot.com.br/
É mesmo, recomendo, leia algum dia. Muito obrigada! Beijos ♥
ExcluirJá li e resenhei esse livro no blog. Eu gostei bastante dos contos da Clarice apesar desse não ser meu gênero favorito. Sem falar na capa que é uma das mais lindas que tenho na estante.
ResponderExcluirBlog Prefácio
Essa capa é linda mesmo, dá vontade de comer esse chocolate hahaha Beijos ♥
ExcluirOi! Tudo bem?
ResponderExcluirMeu, não conhecia o livro e me interessei um pouquinho. Não sou muito de ler contos por questão de hábito mesmo, mas quando são escritos direitinho, acabo devorando e pedindo por mais. Creio que isso se encaixa nesse caso, né?
Um beijo!
Doce Sabor dos Livros - Aguardo a sua visita!
Oi Jeni, tudo ótimo e você? Se encaixa sim, pode ter certeza. Também não sou muito de ler contos, mas adorei esses. Beijos ♥
ExcluirOi Gabi!
ResponderExcluirN conhecia o livro ainda.
A capa é muito linda, n sou muito de ler contos, mas penso q é falta de hábito mesmo!
Adorei a resenha!
Bjos!
www.leituravipblog.com
A capa é uma graça, né? Que bom que gostou, muito obrigada! Beijos ♥
ExcluirAdorei sua resenha ! Eu amo ler romances , são o meu tipo favorito de livro :)
ResponderExcluirwww.pinkglitte.blogspot.com.br
Muito obrigada! Não é bem um romance, mas leia, você vai gostar. Beijos ♥
ExcluirOi, Gabi! Eu adoro livros de contos! Ainda não conhecia esse, mas acho que ele seja muito bom! Adorei a resenha! :)
ResponderExcluirAbraço
http://tonylucasblog.blogspot.com.br/
Ele é ótimo, Tony! Leia, eu recomendo bastante. Muito obrigada! Beijos ♥
ExcluirGostei da resenha Gabi. Não sou muito fã deste gênero literário, mas o livro parece ser bem atrativo. Beijo!
ResponderExcluirwww.newsnessa.com
É muito atrativo, Nessa. Muito obrigada! Beijos ♥
ExcluirOi! Adorei a resenha. Tenho muita vontade de ler este livro, adoro contos e a forma como a autora retrata o amor neste livro parece ser muito interessante. Gostei muito de saber um pouco sobre estes três contos em especial, parecem lindos. Fiquei curiosa, já coloquei na minha lista. :)
ResponderExcluirbeijos
É realmente muito interessante, eu adorei. Esses contos são os mais lindos, na minha opinião. Difícil não gostar deles. Obrigada! Beijos ♥
ExcluirNão vai sair sem deixar um comentário, né? Sua opinião é muito importante para mim.
Por favor, deixe o link do seu blog no final do comentário, assim poderei retribuir a visita.
Obrigada. Volte sempre!