Outubro Rosa

19:05:00

Olá pessoal! Desde o início do mês de Outubro a campanha da luta contra o câncer de mama vem sendo divulgada nas redes sociais e nos mais diversos meios de comunicação. Hoje é a minha vez de compartilhar um pouco mais sobre essa iniciativa. 


O Outubro Rosa é um movimento popular conhecido e praticado no mundo todo, idealizado com o objetivo de chamar atenção para a realidade atual do câncer de mama, o tipo da doença mais comum em mulheres (e o que mais leva as brasileiras à morte, segundo o INCA, Instituto Nacional de Câncer), e realçar a importância do diagnóstico precoce. O nome da ação, iniciada nos Estados Unidos, onde o Congresso aprovou o mês de Outubro como mês nacional (norte-americano) de prevenção ao câncer de mama, faz referência à cor do laço que simboliza, mundialmente, a luta contra esta doença, estimulando a participação da população, empresas e entidades na campanha. 


Mas por que um laço cor-de-rosa? Esse objeto foi escolhido após ser lançado pela fundação "Susan G. Komen For The Cure" e distribuído aos participantes da 1ª Corrida pela Cura, realizada em Nova York no ano de 1990, que passou a ser promovida anualmente na cidade. Uma das maneiras de sensibilizar as pessoas e reforçar a ideia da campanha é a decoração das cidades, com enfeites e iluminação rosas principalmente em locais públicos, além de corridas, desfiles de moda com sobreviventes da doença, entre outros eventos. 


No ano de 2011, a ALCC, Associação da Luta Contra o Câncer de Moçambique teve uma ideia muito bacana: decidiu utilizar super-heroínas da Marvel (Mulher Hulk e Tempestade) e da DC (Muher Maravilha e Mulher Gato) para ilustrar as campanhas de incentivo ao auto-exame das mamas, responsável pelo diagnóstico precoce. A ideia foi tão inteligente que atingiu público em diversos países. Os desenhos são da artista local Maísa Chaves e em cada uma das imagens está escrito: “Ninguém é imune ao Câncer de Mama! Quando falamos em câncer de mama, não há mulheres ou super-mulheres. Todo mundo tem que fazer o auto-exame mensal. Lute conosco contra o inimigo e, quando tiver alguma dúvida, converse com seu médico"


Vale lembrar que o câncer de mama não é exclusivo das mulheres, os homem também podem ser atingidos por ele. A proporção da doença em homens e mulheres é de 1:100 - ou seja, para cada 100 mulheres com câncer de mama, um homem terá a doença. 


Quanto mais cedo o câncer for diagnosticado, maiores serão as chances de cura. Não pense que a doença nunca irá te alcançar, ninguém está livre dela. Previna-se! 
Beijos e até o próximo post!

♥ Este post faz parte da blogagem coletiva do Rotaroots, um grupo de blogueiros criado para resgatar a verdadeira paixão por manter seus cantinhos virtuais. Para ler todas as blogagens coletivas do Rotaroots, clique aqui. Se quiser participar, é só fazer parte do grupo no Facebook e se inscrever no Rotation. ♥

You Might Also Like

10 comentários

  1. Olá Gabi! *-*

    A-M-E-I essa postagem! É maravilhoso termos postagens assim! Eu já conhecia a campanha.
    Parabéns pela iniciativa! :)

    Beijos! :*

    http://dreams-books-love.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lorrane! Fico muito feliz que você tenha gostado! Beijos ♥

      Excluir
  2. ótina publicação, um tema importante e que não deve ser deixado de lado =D

    http://saidaminhalente.com/

    ResponderExcluir
  3. Oii!!
    Essa campanha é maravilhosa e merece todo tipo de atenção.
    Adorei o post. Parabéns!!

    Beijos,
    Juh ~ http://umminutoumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Adorei seu post!
    Vamos espalhar não só agora, mas o ano todo!!
    Bjss

    ResponderExcluir
  5. Nossa, conheci seu blog agora, e ADOREI! Você tem ótimas ideias. Virei seguidora =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Nanda! Fiquei super feliz com o seu comentário. Beijos ♥

      Excluir

Não vai sair sem deixar um comentário, né? Sua opinião é muito importante para mim.
Por favor, deixe o link do seu blog no final do comentário, assim poderei retribuir a visita.
Obrigada. Volte sempre!

Layout por Gabrielle Oliveira. Tecnologia do Blogger.

Leitores

Subscribe