Procrastinação, de Lílian Soares

10:00:00

"Haja vista, produtividade raramente é uma questão de fazer mais esforço. Muitas vezes é uma questão de trabalhar de forma mais inteligente, criando habilidades-chave como foco, aptidão para lidar com diferentes situações e autonomia para cuidar de si mesmo."

Nos últimos tempos, tem sido reforçada a ideia de que as 24 horas diárias não são suficientes para a concretização de todas as nossas atividades. Entretanto, a partir das experiências mais diversas é possível depreender que, na verdade, a duração de um dia nos permite realizar muitas tarefas: só depende de nós. Embora nós tenhamos consciência desse quadro, é difícil fugir da procrastinação e o livro da Lílian Soares surge exatamente como uma proposta para lidar com esse fenômeno. 

Como bem afirma a autora nas primeiras páginas, "[...] a procrastinação é, em última análise, a ausência de progresso". Portanto, esse conceito abrange todas as atitudes que constituem desvios das nossas reais necessidades. E parece que quanto maior a quantidade de afazeres (ou o seu grau de dificuldade), maior o nosso impulso para procrastinar. Nesse sentido, o primeiro tópico abordado é o planejamento, cujo objetivo é selecionar poucas atribuições para um único dia, a fim de promover mais dedicação cada uma delas; desenvolver a capacidade de manter o foco; e delimitar a realização apenas do que é realmente necessário. 

A maioria das pessoas tem noção dessas informações e reconhece a sua relevância, de modo que sua grande dificuldade é coloca-las em prática. Com base em estudos concebidos nos últimos anos, Lílian Soares reúne cinco premissas para nos proporcionar uma percepção de como combater a procrastinação. O interessante nesse processo é que essas recomendações não funcionam propriamente como um passo-a-passo, porquanto cada sujeito possui um nível de procrastinação e uma forma de vida particular. As táticas listadas se assemelham muito mais a diretrizes, as quais nos permitem ponderar acerca de nossas rotinas e da maneira como podemos mudar as nossas realidades. 

Resumidamente, os preceitos são: construir mais hábitos; transformá-los em vias para a realização de tarefas; utilizar esses comportamentos para mudar suas perspectivas; definir recompensas para seus avanços; e buscar o autoconhecimento. Como mencionei anteriormente, nós já possuímos muitas dessas noções apresentadas pela Lílian. Todavia, o formato simples e prático o qual é proposto pela autora em Procrastinação é ótimo para nos fazer discernir todos esses fatores e admitir sua relevância para o desenvolvimento de uma rotina mais produtiva. A leitura é muito rápida e encoraja o leitor a apreender esse conjunto de informações para aplica-lo no seu cotidiano, uma opção bem bacana para essa época do ano, marcada por reflexões e recomeços. 

"Agora, algo importante: não se torture, se isso não funcionar imediatamente. A pesquisa mostra a importância de se perdoar como uma das chaves para vencer a procrastinação."


Minha Estante #113
Título: Procrastinação
Autor (a): Lílian Soares
Páginas: 127
Editora: Ebook Kindle
Nota: 4/5

Gostam de ler sobre organização e produtividade? Já leram essa obra? Me contem nos comentários! 
Beijos e até o próximo post!

♥ Banco de Séries | Facebook | Filmow | Goodreads | Instagram | Skoob | Twitter | YouTube ♥

You Might Also Like

0 comentários

Não vai sair sem deixar um comentário, né? Sua opinião é muito importante para mim.
Por favor, deixe o link do seu blog no final do comentário, assim poderei retribuir a visita.
Obrigada. Volte sempre!

Layout por Gabrielle Oliveira. Tecnologia do Blogger.

Leitores

Subscribe