Contos de Amor, de Loucura e de Morte, de Horacio Quiroga

14:46:00


Contos de Amor, de Loucura e de Morte é uma coletânea com dezoito contos do Horacio Quiroga, considerado um dos maiores contistas latino-americanos. No início dessa edição publicada pela editora Hedra, há uma introdução feita pelo John O'Kuinghttons, tradutor do livro, que começa com uma citação do Ezequiel Martínez Estrada capaz de definir muito bem a obra desse autor: "Como desligar em Quiroga a ficção da realidade, o romance da biografia?".

A maior parte dos contos aborda a morte e somente após a leitura de informações sobre o autor é possível entender o porquê da escolha dessa temática. A introdução feita pelo tradutor apresenta uma breve biografia do Quiroga, na qual é retratada a existência de diversas perdas sofridas pelo autor, tanto por questões de saúde como pelo suicídio, principalmente por este último, e tudo isso é bastante presente nas suas histórias. Essas tragédias ocorreram quando o Horacio ainda era jovem, de modo que foram muito marcantes no seu desenvolvimento e foram refletidas na sua obra. 

Quase todos os contos dessa coletânea apresentam o elemento da morte e em alguns momentos eu tive a sensação de que a única coisa que o autor tinha em mente antes de escrever aquela trama era que o protagonista iria morrer. Quando determinado enredo parecia começar a tomar forma, o personagem morria. Por mais que eu entenda os motivos para isso, esse foi um aspecto que me incomodou um pouco. 


Por ser uma reunião de contos, essa é uma obra de altos e baixos. Algumas histórias são muito boas, outras nem tanto, por isso o meu ritmo de leitura mudou bastante enquanto eu lia esse livro. Ainda assim, eu gostei bastante da escrita ágil do autor. Os meus contos favoritos foram A Galinha Degolada, um dos mais conhecidos do Quiroga, e O Travesseiro de Plumas. 

A Galinha Degolada traz um casal que sempre quis ter filhos. Quando finalmente realiza esse desejo, algo inesperado acontece: a criança começa a desenvolver um problema genético causador de retardos mentais. Esse mesmo "defeito" ocorre com os quatro meninos tidos pelo casal, o que não diminui ou modifica o amor que eles tem pelos filhos. Um dia esse casal tem uma filha e, com medo de que a garota desenvolva o mesmo problema que os irmãos, dobra os cuidados em relação a ela. Essa é a base da trama e, pelo título, talvez vocês tenham uma ideia de onde essa história vai parar. Esse conto apresentou um desenvolvimento muito bacana e o desfecho me surpreendeu. 

O Travesseiro de Plumas retrata a história de um casal. A mulher acaba adquirindo uma doença e ninguém consegue dar um diagnóstico para ela. Não dá para falar mais do que isso, já que esse conto tem menos de dez páginas, mas o final é completamente surpreendente e capaz de dar um pouco de medo no leitor. 

No geral, Contos de Amor, de Loucura e de Morte é um livro bacana e vale a pena dar uma chance caso você goste desse estilo de texto ou de histórias mais mórbidas. Se você nunca leu uma coletânea de contos, por ser uma obra de altos e baixos talvez essa não seja uma boa opção para começar.


Minha Estante #66
Título: Contos de Amor, de Loucura e de Morte
Autor (a): Horacio Quiroga
Páginas: 256
Editora: Hedra
Nota: 3/5
Onde comprar: Amazon | Livraria da Travessa | Site da Hedra
Livro cedido em parceria com a editora


Já leram algum conto do Horacio Quiroga? O que acharam do trabalho desse autor? Comentem!
Beijos e até o próximo post! 

♥ Banco de Séries | Facebook | Filmow | Goodreads | Instagram | Skoob | Twitter | YouTube ♥

You Might Also Like

0 comentários

Não vai sair sem deixar um comentário, né? Sua opinião é muito importante para mim.
Por favor, deixe o link do seu blog no final do comentário, assim poderei retribuir a visita.
Obrigada. Volte sempre!

Layout por Gabrielle Oliveira. Tecnologia do Blogger.

Leitores

Subscribe