Minha Estante #16|Extraordinário

22:02:00

Título: Extraordinário
Autor (a): R. J. Palacio
Páginas: 320
Editora: Intrínseca
Onde comprar: Americanas | Livraria Cultura | Livraria Saraiva | Submarino

Sinopse: August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.


O livro traz a história do August, ou Auggie, um garoto de 10 anos que nasceu com uma síndrome genética, a qual lhe causou diversos procedimentos cirúrgicos que não obtiveram o resultado esperado, apenas diminuíram uma deformidade facial que não deixaria de existir. O garoto, que era educado pelos próprios pais até o momento, recebe a notícia de que finalmente irá frequentar uma escola de verdade, mas sabe que não será fácil, já que sempre conviveu com os olhares confusos e assustados das pessoas à sua volta. Ansioso para descobrir como seria essa nova experiência e com receio do modo como seria tratado nesse novo ambiente e das reações que causaria àqueles ao seu redor, August, após uma tour para conhecer o colégio, resolve tentar frequentá-lo e dar esse enorme passo na sua vida.
Mesmo passando por situações constrangedoras desde o primeiro dia de aula, como perceber que os alunos não se sentam perto dele ou evitam contato, como se sua síndrome fosse algo contagioso, Auggie se mantém firme e determinado a estudar e não se importar com o que os outros pensam. Com poucos, apenas dois na verdade, mas bons amigos, o garoto vai se mantendo e convencendo os colegas de que a aparência é apenas um detalhe e o que realmente importa é a beleza interior.

O que dizer de uma história que simplesmente conquistou o meu coração? Primeira obra da autora, Extraordinário faz jus ao nome. R. J. Palacio escolheu um tema muito presente na nossa vida e o retratou através do olhar de uma criança, apresentando seus sentimentos de maneira extremamente sincera e nos mostrando como é conviver com o preconceito dia a dia, sabendo que não há maneira ou estratégia, a não ser permanecer em casa, para evitá-lo.
Existem vários pontos positivos nesse livro, mas vou citar apenas alguns. A escrita da autora é leve e o personagem principal é maravilhoso, te conquista a cada página. A história é narrada por personagens diferentes a cada capítulo, de modo que é contada não só pelo centro dela, o Auggie, mas também aqueles que o cercam. Há um professor que, no início dos meses, apresenta um preceito diferente e pede que seus alunos escrevam sobre ele e, no final do livro, todos os preceitos são citados, um mais lindo que o outro, uma lição mais reflexiva que a outra. Não preciso nem dizer que esse se tornou um dos meus favoritos, né?






Essa foi a minha última leitura da Maratona Literária #EUSOUDOIDEIRA. Como parte do desafio, eu tenho que escolher uma música para cada leitura e aqui está a minha escolhida:


Há a tradução de um trecho desta música (veja a tradução aqui) no começo de um dos capítulos e, na hora que eu a li, decidi que essa seria a escolhida para colocar na resenha. É simplesmente linda e combina perfeitamente com a história do personagem principal.
Já conheciam Extraordinário? O que acham dele? Me contem nos comentários!
Beijos e até o próximo post!

You Might Also Like

23 comentários

  1. Cara, esse livor é extraordinário! Todos deveriam lê-lo.

    Beijos,
    Diário Nepente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super concordo, o nome dele foi muito bem escolhido. Beijos ♥

      Excluir
  2. Eu estou louca pra ler esse livro meu deus :3
    Beijos
    http://lembranca-ao-vento.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Já vi muita gente falando desse livro e sua resenha só me deixou mais curiosa...
    Adoro livros que tem narradores diferentes, apresentam pontos de vista diferentes. Costumam ser fantásticos!
    Adorei seu blog e estou seguindo :)
    Beijos,
    A Menina da Janela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também gosto de livros assim, é bom conhecer mais a mente de outros personagens além do protagonista. Esse é fantástico mesmo, leia, você vai se apaixonar pelo Auggie assim como eu. Muito obrigada! Beijos ♥

      Excluir
  4. Essa lista não acaba nunca, Anna! hahaha Muito obrigada! Beijos ♥

    ResponderExcluir
  5. Já ouvi tanta gente falando bem desse livro, Gabi! Nem sei por que ainda não li...
    Eu gosto muito dessa música que você escolheu.
    Beijo! ^_^
    Eduarda, do Maquiada na Livraria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Duda! Você precisa lê-lo, a história do August é maravilhosa.. Também só vejo críticas positivas sobre e tenho que concordar com todas elas. Super recomendo. Beijos ♥

      Excluir
  6. Gostei da história! O mais legal é o fato do livro ser narrado por vários personagens... Isso é muito bom e eu adoro livros assim!
    Adorei a resenha! Seguindo aqui s2
    Beijão!

    http://tipicamentefeminina.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é um ponto super positivo do livro, assim nós podemos ver como os outros personagens se sentem em relação ao Auggie. Também adoro livros assim. Muito obrigada! Beijos ♥

      Excluir
  7. Adorei a tua resenha e o teu blog!
    Tenho muita vontade de ler esse livro, acho que será uma das minhas próximas aquisições.
    Beijos!

    http://musicaaolongeliteratura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado, Flávia! Vai ser uma leitura maravilhosa, compre logo mesmo. Beijos ♥

      Excluir
  8. Hey!

    Nossa, como amei esse livro. Virou um dos meus favoritos também, uma graça <3 sincero, fofo, emocionante. E os preceitos deram um charme a mais a uma história já sensacional. Auggie é incrível, temos muito o que aprender com ele. Essa música é linda mesmo, eu amo.

    Beijos
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza! Eu amei todos os preceitos, são muito bons e fazem o leitor refletir. O Auggie é muito fofo, o modo como ele se expressa e mostra seus sentimentos é muito sincero. Beijos! ♥

      Excluir
  9. Oi, Gabi!
    Só me interessei por Extraordinário depois de ir ao evento da Intrínseca que teve aqui em Recife, exibiram o booktrailer lá e me apaixonei. Comecei a ler pela internet e dei uma parada, mas pretendo retomar, ou mesmo recomeçar. É uma história realmente linda! Parabéns pela resenha! Beijos

    Letícia Valle
    Litteratura Mundi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leti! Retome mesmo, essa leitura é maravilhosa. A história do Auggie é uma bela lição de vida. Muito obrigada! Beijos ♥

      Excluir
  10. Nossa esse livro é literalmente extraordinário!! Amei sua resenha ♥ ♥ ♥ bjs flor ☻♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade! O nome foi muito bem escolhido. Muito obrigada! Beijos ♥

      Excluir
  11. Sim, as lições transmitidas através dele são maravilhosas. Que bom que gostou, obrigada! Beijos ♥

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Esse livro é lindo! Amo, adorei sua resenha. Beijos

    ResponderExcluir
  14. Esse livro é realmente extraordinário! Melhor livro que li até agora! 5 estrelas e favoritado! <3
    https://www.skoob.com.br/usuario/2528134

    ResponderExcluir

Não vai sair sem deixar um comentário, né? Sua opinião é muito importante para mim.
Por favor, deixe o link do seu blog no final do comentário, assim poderei retribuir a visita.
Obrigada. Volte sempre!

Layout por Gabrielle Oliveira. Tecnologia do Blogger.

Leitores

Subscribe