Dez argumentos para você deletar agora suas redes sociais, de Jaron Lanier

10:00:00

"O problema não é uma tecnologia específica, mas o uso da tecnologia para manipular pessoas, para concentrar poder de maneira tão insana e sinistra a ponto de se tornar uma ameaça à sobrevivência da civilização."

Quando a internet deixa de ser uma aliada e se transforma em um de nossos grandes inimigos? Pode parecer um pouco exagerado, mas acredito que esse seja um dos principais questionamentos da sociedade atual (ou melhor, da parte da comunidade a qual tem adquirido consciência dos conflitos que esse recurso pode desencadear nos diferentes setores da nossa existência). Esse é um assunto sobre o qual eu tenho pensado bastante nos últimos meses. Logo, quando me deparei com essa obra não pude resistir e resolvi dar uma chance à leitura.

Jaron Lanier elabora uma lista com dez constatações acerca das redes sociais, a fim de compartilhar com o leitor parte de seu conhecimento na esfera digital e, então, provocar um certo incômodo ao apontar a capacidade de manipulação em massa dessas ferramentas. Sob esse prisma, o autor utiliza alguns termos técnicos e explica o funcionamento de recursos os quais são rapidamente incorporados ao nosso cotidiano sem que tenhamos um entendimento mínimo sobre eles. 

O fio condutor dos argumentos diz respeito à perda de liberdade do indivíduo em decorrência do uso dessas plataformas, na medida em que colabora para a padronização do seu próprio comportamento por intermédio de estruturas as quais parecem simples facilitadores de nossas vidas. Esse fator é bastante explorado a partir do embasamento técnico possuído pelo autor, o qual proporciona ao leitor uma perspectiva em consonância com a experiência daqueles que auxiliam à manutenção desse universo digital.

Talvez por essa razão o livro seja um tanto repetitivo, afinal, todas as noções compartilhadas tratam da redução do livre arbítrio como principal corolário desse cada vez mais marcante convívio nas redes sociais. Assim, ao abordar muito as questões pertinentes ao desenvolvimento da chamada Bummer (Behaviors of User Modified and Made into na Empire for Rent ou Comportamentos de Usuários Modificados e Transformados em um Império para Alugar), o autor acaba por mencionar outros tópicos igualmente relevantes de maneira um tanto superficial. 

Essa crítica é feita pelo próprio Jaron Lanier ao final de Dez argumentos para você deletar agora suas redes sociais, quando afirma que não explorou de forma aprofundada problemas psicológicos e políticos relacionados ao tema. Seu propósito é, na verdade, fornecer um panorama mais geral para que o leitor possa ponderar acerca de suas relações com esse cenário. Nesse sentido, apesar de não ter amado a escrita e ter achado alguns trechos um pouco rasos, tive uma experiência proveitosa, porquanto ampliou a minha visão e me despertou um maior interesse em leituras desse tipo.

Um ponto interessante são as recomendações de pesquisadores, textos e afins feitas pelo autor ao longo dos capítulos, de modo que seja possível entender melhor alguns dos exemplos e situações apontados por ele. Uma dessas indicações é o trabalho de Sherry Turkle, o qual resolvi conferir ao concluir a leitura e aproveito para compartilhar com vocês aqui, por meio de uma conferência realizada por ela no TED. 

"Como você vai sobreviver sem as redes sociais? Não tenho como responder, porque não o conheço, mas aqui vai um conselho: não rejeite a internet; aproveite o que ela tem de melhor! A internet em si não é o problema."

Minha Estante #114
Título: Dez argumentos para você deletar agora suas redes sociais
Autor (a): Jaron Lanier
Páginas: 192
Editora: Intrínseca
Nota: 3/5
Já leram algum livro sobre essa temática? Me contem nos comentários o que acharam!
Beijos e até o próximo post!

♥ Banco de Séries | Facebook | Filmow | Goodreads | Instagram | Skoob | Twitter | YouTube ♥

You Might Also Like

0 comentários

Não vai sair sem deixar um comentário, né? Sua opinião é muito importante para mim.
Por favor, deixe o link do seu blog no final do comentário, assim poderei retribuir a visita.
Obrigada. Volte sempre!

Layout por Gabrielle Oliveira. Tecnologia do Blogger.

Leitores

Subscribe