Minha Estante #54|Mathilda Savitch

18:48:00

Título: Mathilda Savitch
Autor (a): Victor Lodato
Páginas: 312
Editora: Intrínseca
Onde comprar: Amazon | Extra | FNAC | Livraria Cultura 

Sinopse: Mathilda Savitch tem conflitos que extrapolam as dores comuns da adolescência: sua irmã mais velha é brutalmente assassinada, jogada na frente de um trem por um desconhecido. Com a angústia de uma nação em guerra contra o terrorismo e os pais enlutados pela tragédia familiar, Mathilda decide usar a maldade para provocar alguma reação neles, que estão completamente catatônicos. Eleito o melhor livro de 2009 pelo The Christian Science Monitor, pela Booklist e pelo The Globe and Mail, o romance de estreia do poeta e dramaturgo Victor Lodato retrata, de maneira impressionante, a vulnerabilidade e a aparente ousadia adolescente.
Nota: 3/5


"Eu o odeio. É um sentimento monstruoso. Nunca senti nada igual. Se soubéssemos quem ele é, estaria na cadeia." (Pág. 26)
Mathilda é uma garota que está entrando na adolescência e essa fase da sua vida é marcada por muito sofrimento. Esse sofrimento se dá por causa da morte da sua irmã, Helene, que faleceu há um ano. O corpo da Helene foi encontrado nos trilhos do trem e não se sabe se ela foi empurrada ou se ela se jogou, cometendo suicídio. Entretanto, Mathilda não sofre por saudades da irmã, mas sim porque a confusão em relação à sua morte mexeu muito com seus pais, que acabaram mudando de comportamento, ficando um pouco distantes.

Sem ninguém para tirar suas dúvidas e lhe auxiliar durante essa fase das descobertas, Mathilda faz inúmeras coisas para chamar a atenção dos pais, sem nem se importar com os sentimentos deles, pensando apenas no seu sofrimento e esquecendo o quanto é difícil para uma mãe e um pai perder um filho e não ter certeza sobre a causa da morte dele. Na tentativa de recuperar o amor e o relacionamento familiar que existia antes de sua irmã morrer, porém sem transparecer o seu real objetivo, a jovem acaba agindo sem pensar nas consequências.

O livro conta a história de uma menina que está passando por uma das complicadas transições que precisam ser feitas durante a vida: está saindo da infância e entrando na adolescência. Acontece que essa fase é ainda mais difícil para ela, já que não tem ninguém para te ajudar e te explicar melhor o que de fato está acontecendo contigo, tanto física quanto psicologicamente. Para tentar mudar isso, Mathilda acaba tomando atitudes erradas e tornando o relacionamento entre ela e seus pais ainda pior. E em meio a tudo isso, ainda há a sede por justiça, por parte de toda a família, inclusive da jovem, que mesmo tentando não transparecer, se sente mal por não saber o que realmente aconteceu com sua irmã.

Comprei este livro pelo preço, confesso. Vocês já devem tê-lo visto diversas vezes entre os mais baratos no Submarino e foi numa das malucas promoções desse site que eu o adquiri. Dei uma olhada na sinopse, gostei do que li e finalizei a compra. Depois, quando fui buscar algumas resenhas, fiquei um tanto receosa, já que a maior parte delas eram negativas, mas mesmo assim resolvi iniciar a leitura. Demorei bastante para concluir, pois acabei deixando-a de lado durante alguns meses, mas no final do ano passado eu finalmente a finalizei.

O tema abordado é forte, mas a leitura é leve, apesar de um tanto arrastada, e tem até algumas partes divertidas proporcionadas pelo comportamento da Mathilda. Eu gostei dessa obra, mas acho que o autor poderia ter desenvolvido melhor algumas coisas, entre elas a morte da Helene, que acaba não sendo explicada apesar de todo o mistério criado ao redor dela. A história acaba e muitas questões ficam no ar, não são esclarecidas no final e isso me incomodou um pouco. A minha sugestão para quem quer ler Mathilda Savitch é: leia sem pressa, há muito o que absorver desse livro.

"Mas, às vezes, é muito mais fácil acreditar que existe um inimigo, e não apenas uma guerra estúpida dentro da gente." (Pág 293)

Vocês já leram Mathilda Savitch? Concordaram com a minha opinião sobre o livro? Comentem!
Beijos e até o próximo post!

♥ Banco de Séries | Facebook | Filmow | Goodreads | Instagram | Skoob | Twitter | YouTube ♥






You Might Also Like

1 comentários

  1. Cada resenha que leio sobre esse livro é uma tortura, a vontade de ler só almenta.
    Na primeira oportunidade vou está comprando essa belezinha para mim, me parece ser muito bom, sua resenha explicou bem.
    Beijos e sucesso.

    Http://bibliotecasdealexandria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Não vai sair sem deixar um comentário, né? Sua opinião é muito importante para mim.
Por favor, deixe o link do seu blog no final do comentário, assim poderei retribuir a visita.
Obrigada. Volte sempre!

Layout por Gabrielle Oliveira. Tecnologia do Blogger.

Leitores

Subscribe