Minha Estante #48|Se Eu Ficar

22:09:00

Título: Se Eu Ficar
Autor (a): Gayle Forman
Páginas: 224
Editora: Novo Conceito
Onde comprar: Amazon | Americanas | Extra | Livraria da Travessa | Saraiva | Submarino

Sinopse: A última coisa de que Mia se lembra é a música. Depois do acidente, ela ainda consegue ouvir a música. Ela vê o seu corpo sendo tirado dos destroços do carro de seus pais mas não sente nada. Tudo o que ela pode fazer é assistir ao esforço dos médicos para salvar sua vida, enquanto seus amigos e parentes aguardam na sala de espera... e o seu amor luta para ficar perto dela. Pelas próximas 24 horas, Mia precisa compreender o que aconteceu antes do acidente e também o que aconteceu depois. Ela sabe que precisa fazer a escolha mais difícil de todas.

"Já ouvi falar sobre o sono dos mortos. Será que a morte é assim? A melhor, mais quente, mais pesada e infinita soneca? Se for assim, acho que não me importaria. Se morrer for assim, não ligaria nem um pouco." (Pág. 148)


Mia é uma adolescente comum de dezessete anos. Vive com os pais e o irmão mais novo no Oregon, Estados Unidos. Influenciada pelo pai, ex-integrante de uma banda de rock, a jovem é apaixonada por música, mas de um tipo totalmente diferente: a música clássica. Violoncelista, Mia cursa o último ano do Ensino Médio, tem uma melhor amiga judia e um namorado também músico. Sua vida é tranquila, até que algo acontece e muda tudo. 

Certo dia, a família resolve visitar uns amigos, mas no meio do caminho sofrem um acidente. Infelizmente, os pais da Mia morrem na hora, já a garota e o irmão são encaminhados para o hospital em estado grave. Porém, a jovem entra em coma e precisa ser transferida para a UTI de uma cidade vizinha, onde seus familiares, amigos e namorado entram em desespero, querendo a todo momento informações mais precisas sobre as suas condições.

Enquanto todos aguardam ansiosos por notícias sobre o seu estado, principalmente Adam, que não tem permissão para visitar a namorada, Mia enfrenta uma situação estranha: ela está fora de seu corpo e consegue enxergar tudo o que está se passando em sua volta. Presenciando o sofrimento das pessoas que a amam, a jovem precisa tomar uma decisão que para muitos seria óbvia, mas que para ela é um tanto complicada: ficar ou ir embora para sempre.


Se Eu Ficar foi lançado aqui no Brasil no ano passado e fez bastante sucesso, devido também à estreia da sua adaptação cinematográfica, mas realizei essa leitura somente agora em 2015. Durante o seu auge vi diversos comentários distintos: pessoas que tinham amado, outras que tinham se decepcionado. Não me encaixo em nenhum desses grupos, já que não amei nem me decepcionei com a história, pois estava com baixas expectativas. Gostei, mas não achei nada extraordinário.

O livro é intercalado entre o presente, com Mia no hospital, e o passado, com memórias da vida da jovem antes do acidente. Achei, muitas vezes, os flashbacks melhores que as cenas da situação atual, acredito que pela existência de um maior número de personagens e não só da Mia como foco. A protagonista não me agradou muito. O leitor consegue imaginar o sofrimento dela mais por saber do contexto do que por demonstrações da garota, já que ela quase não transmite sentimentos, o que me incomodou um tanto.

O tema abordado pela Gayle Forman é bem interessante. Não conheço outro livro que mostre o conflito de pensamentos de uma pessoa que está lutando contra a morte sem saber se prefere vencer ou ser vencida por ela. Gostei da escrita da autora, mas não foi algo que me conquistou, não fiquei com vontade de conhecer outros trabalhos dela. Se você tem interesse em ler essa obra, recomendo que vá sem muita sede ao pote. A leitura é leve, mas não é tão maravilhosa.

"Seja qual for a sua escolha, vai sair ganhando. Assim como também vai sair perdendo. O que eu posso te dizer? O amor é uma merda." (Pág. 175)

Vocês já leram Se Eu Ficar ou viram a sua adaptação cinematográfica? O que acharam dessa história? Me contem nos comentários! 
Beijos e até amanhã! 

♥ Banco de Séries | Facebook | Filmow | Goodreads | Instagram | Skoob | Twitter | YouTube ♥



Está rolando sorteio! (links na barra lateral do blog)

You Might Also Like

12 comentários

  1. Oi, Gabi! Tudo bem? Ah, adorei a resenha! Eu nunca tive vontade de ler "Se Eu Ficar", mas vi o filme e gostei bastante do longa. Talvez futuramente eu dê uma chance para o livro! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tony! Tudo ótimo e contigo? Que bom que gostou! Eu queria ver o filme, mas fui perdendo a vontade com o tempo. Beijos ♥

      Excluir
  2. Olá, Gabi
    Eu tenho esse livro e a continuação aqui em casa, mas estou receosa de ler exatamente por ter medo de me decepcionar. Foram tantos elogios a ele que já fico com um pé atras. Eu já dois outros livros da autora e gostei bastante, mas esse eu não sei o que esperar. O filme também não me interessou.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sil! Se você já leu outras obras da autora e gostou, acho que provavelmente vai gostar dessa também. Dê uma chance algum dia. Beijos ♥

      Excluir
  3. Oi
    Eu também li esse livro em 2015, eu curti a leitura, só que eu prefiro a continuação pois acho que têm mais emoção por
    parte dos personagens.
    Eu também gostei do filme, você já assistiu?

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Denise! Também gosto mais da continuação pelo mesmo motivo. Não vi o filme e não sei se farei isso, pelo menos não por agora. Beijos ♥

      Excluir
  4. Oi, vim conhecer o blog hoje e adorei! Eu tenho os livros Se eu ficar e Para onde ela foi, já li e gostei mt, tb fiquei com vontade de conhecer os outros livros da Gayle Forman!
    To te seguindo flor, se puder me segue tb, bjinhus!

    Bom Humor Não Sai de Moda
    (bomhumornaosaidemoda.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rebeca! Fico feliz que tenha gostado do blog! Vou visitar o seu. Beijos ♥

      Excluir
  5. Olá, tudo bem?
    Já li, Se eu Ficar e gostei bastante. O livro tem uma carga emocional muito grande, não tem como não se envolver com o drama vivido pela protagonista. Um dos quotes que mais me marcou no decorrer da leitura foi quando ela fala de tudo que seu irmão deixou de viver.
    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Renato! Tudo sim e com você? Em questão de carga emocional, acho que o segundo livro explorou isso melhor. Não me envolvi muito com a história do primeiro volume. Beijos ♥

      Excluir
  6. Oi Gabrielle!
    Eu faço parte do grupo que se decepcionou bastante com esse livro e meu principal problema foi justamente a Mia. Como vc disse, ela não transparece muito o que sente. Achei tudo muito mecânico e pouco condizente com a situação em que ela se encontrava.
    Assim como você, também não fiquei com vontade de conferir outros livros da autora.
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mariana! O comportamento da Mia é bem mecânico mesmo, isso me incomodou um pouco. Beijos ♥

      Excluir

Não vai sair sem deixar um comentário, né? Sua opinião é muito importante para mim.
Por favor, deixe o link do seu blog no final do comentário, assim poderei retribuir a visita.
Obrigada. Volte sempre!

Layout por Gabrielle Oliveira. Tecnologia do Blogger.

Leitores

Subscribe