TAG|Retrospectiva Literária

22:08:00

Oi gente! Hoje eu vim responder a última tag do ano e fazer uma retrospectiva dos livros que eu li em 2014. Quem me tagueou foi a Wis, do blog Livros da Wis, e a tag consta em escolher livros lidos durante esse ano para determinadas categorias. Vamos lá?



1) O melhor livro 

Extraordinário - R. J. Palacio 
Sinopse: O livro conta a história de Auggie, um menino que nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial. Em um manifesto em favor da gentileza, ele enfrenta uma missão nada fácil quando começa a frequentar a escola pela primeira vez: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.
Minha opinião: Eu li livros ótimos esse ano e favoritei três, mas como tinha que escolher um, optei por Extraordinário, da R.J. Palacio, uma história maravilhosa e que conquistou o meu coração nas primeiras páginas. 






2) O pior livro


Dia de Folga - John Boyne
Sinopse: Neste conto breve e melancólico, John Boyne (autor do best-seller O menino do pijama listrado) acompanha o dia de folga de um jovem soldado inglês e seus companheiros, que passam a véspera de Natal em uma das trincheiras da Primeira Guerra Mundial. Enquanto relembra os natais da infância e o conforto do seu lar, ele vê e ouve as bombas alemãs caindo a sua volta. Em meio a um dos piores conflitos do século XX, o jovem irá vivenciar um espírito natalino muito diferente do que estava acostumado.
Minha opinião: Dia de Folga é um conto, não sei se é considerado um livro, apesar de estar disponível sozinho e não em uma coletânea, mas como foi a minha pior leitura, não poderia deixar de citá-lo nesse tópico. Ele estava na minha meta da Maratona Literária de Verão e eu li no mesmo dia em que fiz o post falando sobre esse desafio. Foram somente 10 páginas, mas não consegui gostar da história. Irei comentar melhor no vídeo de leituras do mês.

3) O livro com a capa mais bonita 

O Oceano no Fim do Caminho - Neil Gaiman
Sinopse: Foi há quarenta anos, agora ele lembra muito bem. Quando os tempos ficaram difíceis e os pais decidiram que o quarto do alto da escada, que antes era dele, passaria a receber hóspedes. Ele só tinha sete anos. Um dos inquilinos foi o minerador de opala. O homem que certa noite roubou o carro da família e, ali dentro, parado num caminho deserto, cometeu suicídio. O homem cujo ato desesperado despertou forças que jamais deveriam ter sido perturbadas. Forças que não são deste mundo. Um horror primordial, sem controle, que foi libertado e passou a tomar os sonhos e a realidade das pessoas, inclusive os do menino.
Ele sabia que os adultos não conseguiriam — e não deveriam — compreender os eventos que se desdobravam tão perto de casa. Sua família, ingenuamente envolvida e usada na batalha, estava em perigo, e somente o menino era capaz de perceber isso. A responsabilidade inescapável de defender seus entes queridos fez com que ele recorresse à única salvação possível: as três mulheres que moravam no fim do caminho. O lugar onde ele viu seu primeiro oceano.

Minha opinião: A capa desse livro é simplesmente maravilhosa, uma das mais lindas que eu já vi! Essa foi uma das minhas últimas leituras e também estava na minha meta da maratona de verão. Em breve farei resenha e irei comentar melhor sobre o que eu achei do livro.


4) O livro da capa mais feia 

Mathilda Savitch - Victor Lodato
Sinopse: Mathilda Savitch tem conflitos que extrapolam as dores comuns da adolescência: sua irmã mais velha é brutalmente assassinada, jogada na frente de um trem por um desconhecido. Com a angústia de uma nação em guerra contra o terrorismo e os pais enlutados pela tragédia familiar, Mathilda decide usar a maldade para provocar alguma reação neles, que estão completamente catatônicos. Eleito o melhor livro de 2009 pelo The Christian Science Monitor, pela Booklist e pelo The Globe and Mail, o romance de estreia do poeta e dramaturgo Victor Lodato retrata, de maneira impressionante, a vulnerabilidade e a aparente ousadia adolescente.
Minha opinião: Essa capa não é horrível, acho até simpática, mas entre os livros que eu tenho, essa é a que eu menos gosto. Li esse livro no começo deste mês e pretendo fazer a resenha em breve.

5) O livro mais decepcionante 

Quem é você, Alasca? - John Green
Sinopse: Miles Halter é um adolescente fissurado por célebres últimas palavras que, cansado de sua vidinha pacata e sem graça em casa, vai estudar num colégio interno à procura daquilo que o poeta François Rabelais, quando estava à beira da morte, chamou de o "Grande Talvez". Muita coisa o aguarda em Culver Creek, inclusive Alasca Young, uma garota inteligente, espirituosa, problemática e extremamente sensual, que o levará para o seu labirinto e o catapultará em direção ao "Grande Talvez".
Minha opinião: Já comentei com vocês aqui no blog sobre a minha decepção com este livro, mas caso vocês ainda não saibam, me decepcionei porque imaginei que Quem é Você, Alasca? iria se tornar o meu livro favorito do John Green e na verdade ele se tornou o que eu menos gosto do autor. Na resenha, que será feita em breve, explicarei melhor a minha experiência com esta história.


6) O livro mais surpreendente

Se Arrependimento Matasse - Alma Cervantes
Sinopse: Alex, Alice e Rebeca são grandes amigos e decidem se reencontrar depois de alguns anos sem se verem. O lugar escolhido é o hotel dos pais de Alex, mas o que parecia uma viagem especial, repleta de conversas agradáveis e descontraídas com os outros hóspedes durante o jantar se transforma, em seguida, num pesadelo. 
Quando os três se preparam para dormir, ouvem batidas desesperadas à porta e seguem ao salão, onde logo descobrem que o cozinheiro fora assassinado. Com a comoção, somada à dificuldade de fuga devido à tempestade e névoa lá fora, a confusão logo se instala no hotel, além de um desagradável clima de suspeita entre os hóspedes.
Minha opinião: Já citei esse livro e disse que ele me surpreendeu em outras duas tags, a Meus Livros, Ninguém Sai! e a Natal em Livros, prometo que vou tentar não citá-lo novamente, ok? hahahahaha Sério gente, esse livro é muito bom e o final é completamente surpreendente. 

7) O livro mais grosso

Um Porto Seguro - Nicholas Sparks
Sinopse: Quando uma mulher misteriosa chamada Katie aparece repentinamente na pequena cidade de Southport, na Carolina do Norte, questionamentos são levantados sobre seu passado. Linda, mas discreta, Katie parece evitar laços pessoais formais até uma série de eventos levá-la a duas amizades relutantes: uma com Alex, o viúvo, com um coração maravilhoso e dois filhos pequenos, a outra com sua vizinha muito franca, Jo. Apesar de ser reservada, Katie começa a baixar a guarda lentamente, criando raízes nessa comunidade solícita e tornando-se próxima demais de Alex e de sua família. No entanto, quando Katie começa a se apaixonar, ela se depara com o segredo obscuro que ainda a assombra e a amedronta: o passado que a deixou apavorada e a fez cruzar o país para chegar no paraíso de Southport. Com o apoio simpático e insistente de Jo, Katie percebe que deve escolher entre uma vida de segurança temporária e outra com recompensas mais arriscadas... e que, no momento mais sombrio, o amor é seu único refúgio.
Minha opinião: Um Porto Seguro não é tão grosso assim, mas foi o livro com mais páginas que eu li em 2014. Foram 414 páginas que me prenderam do início ao fim, a história é ótima e, mesmo tendo lido apenas 2 livros do Sparks, acredito que esse fuja um pouco do estilo dele, já que intercala o romance com um bom suspense.

8) O livro mais fino

Auto da Barca do Inferno - Gil Vicente
Sinopse: O "Auto da Barca do Inferno", de Gil Vicente, é uma sátira impiedosa da sociedade portuguesa do século XVI. Suas críticas não poupam ninguém - fidalgos, padres magistrados, mas também sapateiros e ladrões. Cada personagem traz, nas roupas ou nas mãos, os símbolos de seus pecados e deles não podem se desfazer; não há defesa contra as acusações do Diabo ou do Anjo.
Minha opinião: Li esse livro para fazer uma prova no colégio e a leitura durou apenas uns 20 minutos. Apesar de ter sido um livro "obrigatório', eu até gostei, foi uma boa leitura.



9) O livro que você demorou mais tempo para ler 


Vaclav & Lena - Haley Tanner
Sinopse: Vaclav e Lena parecem destinados um ao outro. Eles se encontram pela primeira vez aos 6 anos, numa aula de inglês para imigrantes em Brighton Beach, no Brooklyn. Vaclav é precoce e falante. Lena, com dificuldade no idioma, refugia-se na segurança de sua adoração por ele. Ele imagina a história dos dois se desenrolando como em um conto de fadas. No entanto, uma das muitas verdades a serem descobertas nessa extraordinária obra de estreia de Haley Tanner é que "felizes para sempre" nunca é um desfecho garantido. Um dia, Lena não vai à escola. Desaparece da vida de Vaclav e da família dele como num cruel truque de mágica. Durante os sete anos seguintes, Vaclav deseja boa-noite a Lena todos os dias, perguntando-se se ela faz o mesmo onde quer que esteja. No dia do aniversário de 17 anos de Lena, ele finalmente descobre o que aconteceu. Haley Tanner tem a originalidade e a verve de uma contadora de histórias nata, e também a ousadia de imaginar um mundo em que o amor pode superar as circunstâncias mais difíceis. Em Vaclav & Lena, a autora dá vida a dois inesquecíveis jovens protagonistas que evocam a alegria, a perplexidade e a paixão de se ter uma profunda e duradoura ligação com outra pessoa.
Minha opinião: Não pensem que demorei lendo esse livro por não ter gostado, certo? Eu gostei bastante dessa história, é muito boa, acontece que eu intercalei Vaclav & Lena com outros livros e acabei deixando ele um pouco de lado. Mesmo assim foi uma leitura ótima. 

10) O livro que você devorou sem vergonha

A Probabilidade Estatística do Amor à Primeira Vista - Jennifer E. Smith
Sinopse: Com uma certa atmosfera de Um dia, mas voltado para o público jovem adulto, A probabilidade estatística do amor à primeira vista é uma história romântica, capaz de conquistar fãs de todas as idades. Quem imaginaria que quatro minutos poderiam mudar a vida de alguém? Mas é exatamente o que acontece com Hadley. Presa no aeroporto em Nova York, esperando outro voo depois de perder o seu, ela conhece Oliver. Um britânico fofo, que se senta a seu lado na viagem para Londres. Enquanto conversam sobre tudo, eles provam que o tempo é, sim, muito, muito relativo. Passada em apenas 24 horas, a história de Oliver e Hadley mostra que o amor, diferentemente das bagagens, jamais se extravia.
Minha opinião: Esse é o terceiro livro que eu devorei, mas como citei o primeiro na oitava categoria e o segundo na sexta, estou aqui citando o terceiro, para não repetir nenhum. Li algumas páginas numa noite e finalizei na tarde seguinte, uma história muito boa que não deixa você largar o livro. 

O que acharam da minha retrospectiva? Já fizeram a de vocês? Comentem! Caso queiram respondê-la em seus blogs, sintam-se tagueados! Se preferirem, podem responder as categorias aí nos comentários, vou amar conferir as respostas de vocês.
Beijos e até o próximo post!



You Might Also Like

21 comentários

  1. O oceano no fim do caminho figurando no top de muita gente pelo jeito.
    Assim que eu gosto <3

    Beijos

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fica difícil não citar esse livro com uma capa tão linda, né? hahahaha Beijos ♥

      Excluir
  2. Oi Gabriele! Adorei esse top de leituras! Também li Extraordinário esse ano e foi, sem sombra de dúvidas, uma das melhores leituras! <3 Também gostei muuuuito de A Probabilidade. Muito amorzinho num livro só, vamos combinar?! :D Dessa sua lista, também morro de vontade de ler O oceano no fim do caminho que, além dessa capa linda de morrer, tem uma premissa super interessante; e Um porto seguro, que váááárias amigas minhas já leram e vivem recomendando tbm! ;) Espero que 2015 seja cheio de leituras legais! Hahaha

    Beijinho! ♥ Primeiro Livro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Amanda! Que bom que gostou! Extraordinário é um livro maravilhoso, não tem como não gostar. A Probabilidade sem dúvidas é muito amor, foi uma leitura ótima. Já terminei O Oceano no Fim do Caminho e vou comentar melhor sobre ele na resenha. Um Porto Seguro é bom demais, leia! Também espero hahahaha Beijos ♥

      Excluir
  3. Oi Gabi!
    Gostei das suas respostas.
    Meu livro mais fino foi o Vingança Mortal rs
    Já conseguiu ler?

    Beijos
    ​​​​​LiteraMúsicas​ | Fanpage
    >>Tá rolando uma ​​​​​Promoção Especial de Fim de Ano​ lá no blog, aproveita!
    >>​​​Já viu a ​​Maratona #SemPararDeLer? Você monta sua própria meta de leitura e ainda concorre a prêmios! 

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Diego! Fico feliz que tenha gostado. Acredita que ainda não? Pois é, minhas leituras no final de 2014 estavam um tanto enroladas, mas estou super ansiosa para ler Vingança Mortal. Beijos ♥

      Excluir
  4. Eu vi o filme um porto seguro, e a Probabilidade estatística do amor a primeira vista eu tenho, mais vai ficar pra 2015 :D

    www.byanak.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não deixe de ler A Probabilidade nesse ano, é uma leitura muito boa. Beijos ♥

      Excluir
  5. Oi Gabii!
    Amei a TAG!!
    N li nenhum livro destes q vc citou =/
    Mas já estou com O Extraordinário na fila p ler!!
    Acho q já vou ler agora em janeiroo!
    Bjos!!!

    www.leituravipblog.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Que bom que gostou! Assim que puder leia Extraordinário, é simplesmente maravilhoso, você vai amar. Beijos ♥

      Excluir
  6. Eba, você respondeu! Gostei muito das suas escolhas. Como não gostar de Extraordinário, Um Porto Seguro e A Probabilidade e Estatística do Amor à Primeira Visita? São ótimos!!

    Beijos!
    livrosdawis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei responder essa tag, Wis! Obrigada pela indicação. É muito difícil encontrar alguém que não tenha gostado desses livros, né? Beijos ♥

      Excluir
  7. Oii Gabi, tudo bom?
    Gostei muito desta tag, e adorei suas respostas. Dos livros que você escolheu eu li apenas o Extraórdinário, que foi muito muito bom, mas não foi um dos melhores que li.
    Preciso fazer uma tag assim de fim de ano no blog, mas provavelmente farei a Oscar Literário.
    Um abraço
    Oficina do Leitor / Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Daniel! Tudo ótimo e você? Fico feliz que tenha gostado! Pensei em responder o Oscar Literário, mas resolvi deixar para outra oportunidade. Beijos ♥

      Excluir
  8. Oi Gabi, tudo bem? Gostei bastante da retrospectiva. Eu até faria se não fosse por essa minha falta de tempo e de análise porque eu tenho que ver o livro mais grosso, mais fino e tal, e eu não sou muito boa em lembrar desses detalhes. E se eu for olhar...
    Mas enfim, amei as respostas, e eu responderia o menos no melhor livro do ano. Extraordinário é amor! <3
    Um beijão e um feliz ano novo.
    http://respiralivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Hemilly! Tudo ótimo e você? Até que fiz essa análise bem rápido, não li tantos livros quanto gostaria nesse ano. Que bom que gostou! Extraordinário é muito amor, sem dúvidas. Feliz ano novo! Beijos ♥

      Excluir
  9. Oi Gabi! ^^
    Mathilda Savitch tem uma capa feia mesmooo, eu julgo muito os Livros pela capa, talvez a história seja boa mas pela capa eu não compraria(Não me julgue :/ )!
    Eu queroooo muito ler Vaclav e Lena!!!!!!!!!!!!! <3 Parece ser muito bom! *-*
    O Melhor Livro que li esse ano foi A Menina que Não Sabia Ler! Eu não diria que foi O Pior Livro mas eu esperava mais dele foi Princesa Adormecida da Paula Pimenta,
    Adorei sua retrospectiva Gabi! ^^
    Beijinhos e até !

    http://worldofmakebelieveblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Amanda! Vou comentar melhor sobre o que achei de Mathilda Savitch na resenha. Leia, Vaclav e Lena é um livro ótimo! Tenho muita vontade de ler A Menina Que Não Sabia Ler, parece ser um livro muito bom. Tenho Princesa Adormecia, será uma das minhas próximas leituras, eu acho. Fico feliz que tenha gostado! Beijos ♥

      Excluir
  10. Oi, Gabi! Os únicos livros que não conheço da sua retrospectiva são o do Alma, o outro do John Boyne e o de Mathilda. Ainda não tenho tanto interesse por Vaclav e Lena, espero me interessar mais tarde. Vi o livro do Neil um dia desses e fiquei curiosa sobre ele, espero que seja bom. Beijos!

    Letícia Valle
    Litteratura Mundi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Leti! Vaclav & Lena é um livro muito bom, recomendo. Em breve vou postar a resenha do livro do Gaiman e comentar melhor sobre o que eu achei dele. Beijos ♥

      Excluir
  11. Oooi, Gabi! Tinha sumido, mas estou de volta. Eu espero, HASIDUHASUIDHASUIDHASUIDHASUI
    Adorei a tag, de verdade, e achei uma boa forma de ver os altos e baixos de um ano de leituras. Tenho uma péssima memória e provavelmente acabaria me atendo a alguns mesmos livros que sempre cito em tags, mas é a vida, hehe. Fico cada vez mais curiosa com "Se Arrependimento Matasse", só vejo comentários positivos sobre ele, principalmente aqui, e já estou me perguntando o que o livro tem de tão bom. Também acho a capa de "O Oceano no Fim do Caminho" absolutamente linda, assim como concordo que a capa e "Mathilda Savitch" é bem simples. Tenho esses dois em casa, mas ainda não li - 2015 está aí para isso :3 E MORRO de vontade de ler Vaclav & Lena, uma amiga me falou muito bem da história, só preciso avançar um pouco nos livros que já tenho por ler em casa, porque determinei que só comprarei novos livros quando terminar os que tenho parados, hehe.
    Beijos e ótima semana!

    Confissões de um Leitor

    ResponderExcluir

Não vai sair sem deixar um comentário, né? Sua opinião é muito importante para mim.
Por favor, deixe o link do seu blog no final do comentário, assim poderei retribuir a visita.
Obrigada. Volte sempre!

Layout por Gabrielle Oliveira. Tecnologia do Blogger.

Twitter

@blogfrasesperdidas

Subscribe